Descrição de chapéu Copa do Mundo

Copa de Dados: Seleção da 1ª fase tem defesa suíça e entrada de Isco

Folha monta seleção com melhores jogadores da fase de grupos do mundial da Rússia

Fábio Takahashi Daniel Mariani
São Paulo

Ataque com Coutinho, Cristiano Ronaldo e Harry Kane e laterais suíços são a composição de seleção de melhores jogadores da primeira fase, segundo metodologia criada pela Folha.

No meio de campo, aparece como volante o jovem nigeriano Wilfred Ndidi, 21, que teve impressionantes 12 interceptações (a média para posição é de 2).

Os meias são o espanhol Isco, que não estava na lista até a segunda rodada, e Kroos, da eliminada Alemanha. Apesar do fracasso de seu time, ele marcou um gol e acertou quase todos os passes perto da área, muitos colocando os companheiros próximos ao gol adversário.

Para chegar à lista, a reportagem considerou entre 12 e 16 indicadores para cada posição. Um zagueiro, por exemplo, foi bonificado se desarmou bem e não errou passes na defesa; um atacante, se fez gols e deu assistências para os companheiros.

Foram analisados todos os eventos com bola de todos os jogadores que participaram no torneio. Foram, por exemplo, mais de 43 mil passes certos.

Os três jogos da fase de grupos estão considerados. Os dados são da Opta, tabulados pela Folha.

Para todos os jogadores, fazer um gol deu uma grande bonificação. Também foi considerada a seleção que determinado jogador estava enfrentando. Uma boa atuação contra o Brasil valeu mais do que desempenho contra a Arábia Saudita.

 
Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado em versão anterior do texto, Coutinho marcou dois gols na primeira fase da Copa, não um.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.