Descrição de chapéu Copa do Mundo

Copa de Dados: Seleção da primeira rodada tem zaga uruguaia e nenhum do Brasil

Ronaldo, Diego Costa e laterais da Inglaterra tiveram números expressivos

São Paulo

​A primeira rodada desta Copa na Rússia teve 15.790 passes nas 16 partidas, foram dados 350 chutes no gol, que balançaram a rede 38 vezes.

Mesmo para o mais fanático torcedor ou especialista é difícil acompanhar o rendimento de cada um dos 426 atletas que entraram em campo.

Por isso, para eleger os melhores jogadores da primeira rodada, a Folha decidiu se voltar para as estatísticas dos jogadores, o que permite alguma objetividade na análise de cada um dos atletas.

Na lista dos 11 melhores jogadores desta primeira rodada, apareceram os laterais da Inglaterra (que bateu a Tunísia), os zagueiros do Uruguai (que venceu o Egito), além dos atacantes Cristiano Ronaldo e Diego Costa, que brilharam no empate de 3 a 3 entre Portugal e Espanha. Nenhum brasileiro entrou na relação.

Para se chegar a essa lista, foi escolhido o que deve ser valorizado em cada uma das posições. O número de indicadores considerados variou de 12 a 16.

Um lateral, por exemplo, deve desarmar na defesa e acertar cruzamentos. Um meia deve dar passes que deixam os companheiros na cara do gol. Se ainda roubar a bola, melhor.

Para todos os atletas, fazer um gol dá uma grande bonificação (no caso de goleiros e zagueiros é o contrário, se o time é vazado, há uma penalidade alta).

Também foi considerada a seleção que determinado jogador está enfrentando. Fazer um gol na Alemanha ou roubar a bola de um argentino vale mais do que as mesmas ações contra a Arábia Saudita.

Listas como esta têm sempre subjetividade (foi adotado o esquema 4-3-3, entre tantos outros possíveis). Mas com dados objetivos, as coisas ficam mais claras.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.