Descrição de chapéu Copa do Mundo

Senegal luta por escrita de 32 anos de África nas oitavas de final da Copa

Seleção pega a Colômbia e briga pela vaga também com o Japão nesta quinta

Fábio Aleixo
Moscou

Desde que a África passou a ter cinco seleções em uma Copa, em 1998, jamais o continente ficou sem um representante nas oitavas.

A última ausência, aliás, foi em 1982, na Espanha. Naquela ocasião, porém, eram duas seleções africanas na disputa: Argélia e Camarões.

Nesta quinta (28), caberá ao Senegal evitar um fracasso africano, após as eliminações de Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia, esta com um jogo ainda a realizar no Mundial.

Os senegaleses enfrentam a Colômbia, às 11h, em Samara, em duelo direto pela vaga no mata-mata. Um empate basta para ir a cinco pontos e assegurar a classificação.

Os colombianos, com três pontos, precisam da vitória para avançar na competição.

Em caso de derrota, Senegal precisará torcer por revés do Japão diante da Polônia em jogo que ocorre na mesma hora em Volgogrado. Cabeças de chave, os poloneses já estão eliminados da Copa.

"A Colômbia precisa ganhar, o que pode ser muito bom para nós, para nosso estilo de jogo. Acredito que será uma partida muito interessante. Queremos a vitória também", afirmou o técnico Aliou Cissé.

Em 13 partidas na Copa, foram dez derrotas, um empate e duas vitórias de africanos.

Enquanto os senegaleses tentarão evitar o vexame africano, o Japão no duelo com a Polônia tentará colocar a Ásia nas oitavas da Copa após passar em branco há quatro anos.

Os outros quatro representantes do continente já deram adeus. Foram eles Arábia Saudita, Irã, Austrália e Coreia do Sul. 

A melhor participação de uma seleção asiática foi a dos sul-coreanos na Copa de 2002. A equipe, coanfitriã do Mundial ao lado do Japão, chegou à semifinal e ficou na quarta colocação.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.