Descrição de chapéu Copa do Mundo

'Torre de Babel', Bélgica adota o inglês e se fecha por campanha histórica

Seleção busca unificar grupo em país que fala francês, holandês e alemão

Fábio Aleixo
Moscou

Representante de um país multicultural, com três idiomas diferentes (francês, holandês e alemão) e com um técnico espanhol, Roberto Martínez, que fez toda sua carreira no futebol da Inglaterra, a seleção da Bélgica adotou o inglês como idioma oficial. Tudo para facilitar a comunicação em uma "Torre de Babel" que tem ainda o ex-jogador francês Thierry Henry como assistente técnico. 

"Não tem problema nenhum. Somos a Bélgica. Estamos todos juntos e nos entendemos bem", afirmou o meio-campista Axel Witsel, que atualmente atua no Tianjin Quanjian. 

A disputa entre falantes do francês do holandês já causou problemas e atritos na seleção em outras oportunidades, assim como polêmicas extracampo, que sempre acabaram por minar a equipe.

Desta vez, se livrar dos problemas e de tudo que possa interferir no desempenho do gramado é um mantra implantado por Martínez e bem assimilado pelos jogadores.

A não convocação de Radja Nainggolan, um dos destaques da Roma e novo reforço da Inter de Milão, foi algo que gerou muitas discussões e foi tema de perguntas mais uma vez na sexta-feira (22), véspera do duelo com a Tunísia neste sábado (23), em Moscou.

"Não vou responder a essa pergunta. Estamos aqui para falar do jogo de amanhã", disse Witsel.

"Somos um time de futebol, somos um grupo e não queremos encher páginas de jornais com histórias erradas", disse Martínez, que assumiu o comando da equipe substituindo a Marc Wilmots após a Eurocopa de 2016, quando a Bélgica não conseguiu passar das quartas de final.

Badalada por contar com uma geração de atletas talentosas como Eden Hazard, Kevin de Bruyne, Yannic Carrasco, Romelu Lukaku, entre outros, a Bélgica estreou bem na Copa com uma vitória por 3 a 0 sobre o Panamá.

Depois da Rússia, foi a cabeça de chave com triunfo mais tranquilo.

Mas para Martínez toda a badalação deve ficar de lado.

"A Copa do Mundo não respeita gerações, nomes individuais. A Copa do Mundo só respeita times vencedores. Estamos evoluindo bem", disse o treinador.

O espírito coletivo pregado por Martínez é tamanho que ele não quer Lukaku pensando em ser artilheiro da Copa após fazer dois gols na estreia.

"Ele não está aqui para ser artilheiro. Ele está aqui para ajudar o time a ganhar e cumprir seu papel. E seu papel é fazer gols", disse.

Uma vitória neste sábado praticamente garante a Bélgica nas oitavas de final da Copa.

Em Mundiais, a Bélgica tem como melhor resultado o quarto lugar na Copa de 1986.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.