Descrição de chapéu Copa do Mundo

Trave da final da Copa-2014 no Maracanã é leiloada no Rio

Equipamento foi usado no jogo entre Alemanha e Argentina, no Mundial do Brasil

Nicola Pamplona
Rio de Janeiro

A baliza em que Mario Gotze marcou o gol do título mundial em 2014 foi enviada no início do mês para a Alemanha, onde será exposta ao público alemão.

Ao fim da Copa da Rússia, será leiloada, junto com a outra trave usada na final, em uma ação para divulgar o turismo no Rio e no Maracanã.

Traves do Marcanã, usadas na final da Copa do Mundo de 2014, é levada em veículo
Traves do Marcanã, usadas na final da Copa do Mundo de 2014, é levada em veículo - Márcia Foletto/Agência O Globo

Numeradas, as traves estavam guardadas em uma sala no estádio desde o jogo que decidiu a Copa de 2014. No último dia 9, foram retiradas para o transporte à Alemanha por avião.

 

Durante o período do Mundial da Rússia, serão expostas em Berlim.

"As traves serão expostas na Alemanha com referência permanente ao Maracanã, a essa final histórica e aos grandes jogos que realizamos aqui", diz, em nota, o presidente do Maracanã, Mauro Darzé, que acredita que a ação ajudará a incluir o Rio no roteiro turístico dos alemães.

A ação, que conta com parceria de um site de leilões online, prevê o envio ao Brasil de peças do acervo da seleção alemã de futebol para exibição permanente no Maracanã. 

A administração do estádio diz que 100% dos recursos arrecadados com o leilão serão destinados a ações beneficentes com crianças carentes do Rio de Janeiro.

A empresa não quis fazer projeções sobre o valor das traves. 

Alvo de denúncias de corrupção, o Maracanã passou por um período de dificuldades após a final da Copa de 2014. As obras de modernização custaram cerca de R$ 1,2 bilhão e, segundo delatores, geraram propinas durante o governo de Sergio Cabral.

Em 2016, o consórcio responsável pela administração do estádio, formado por Odebrecht e AEG, chegou a comunicar ao governo estadual o interesse em sair do negócio, apesar de o contrato ter duração de 35 anos.

As concessionárias alegam que o governo do estado não cumpriu sua parte no contrato, ao não garantir a possibilidade de exploração econômica de espaços no entorno, e pediram arbitragem para discutir o tema.

Alegando abandono, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) excluiu o estádio do planejamento das eliminatórias da Copa da Rússia –foi uma das poucas arenas de 2014 que não recebeu partidas da seleção brasileira no torneio. 

Até meados de 2017, alegando altos custos, os times do Rio preferiam mandar seus jogos em outros estádios. A partir do final do ano, porém, o estádio voltou a ser usado mais frequentemente. 

​Este ano, após acordo com a concessionária, o Flamengo tem optado por mandar seus jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã, mantendo boa média de público. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.