Veja o que o Brasil precisa para se classificar e quem pode pegar no mata-mata

Seleção soma 4 pontos em duas rodadas e encara a Sérvia no fechamento do grupo

São Paulo

Com a vitória no sufoco por 2 a 0 sobre a Costa Rica e a vitória da Suíça sobre a Sérvia por 2 a 1 nesta sexta-feira (22), a seleção brasileira precisará ao menos empatar com os sérvios na última rodada para garantir a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo sem depender de ninguém.

A situação do Grupo E da Copa do Mundo após os jogos desta sexta é a seguinte: o Brasil lidera com 4 pontos, empatado com a Suíça, mas com vantagem no saldo de gols: 2 contra 1. A Sérvia tem 3 pontos e a Costa Rica, zerada, já está eliminada.

Um empate com a Sérvia dá a vaga ao Brasil, que assim iria a 5 e só poderia ser ultrapassado pela Suíça, que enfrenta a Costa Rica na rodada final. Os sérvios ficariam com quatro pontos e estariam eliminados.

Caso o Brasil perca para os sérvios, só tem possibilidade de classificação caso os suíços também percam para a Costa Rica. Nesse cenário, a definição se daria no saldo de gols.

Para passar em primeiro, entretanto, não basta vencer a última partida. Caso a Suíça também vença a Costa Rica, a definição, também nesta situação, seria no saldo de gols.

As seleções do grupo do Brasil encaram nas oitavas as duas classificadas do Grupo F, que tem Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul. Os times que liderarem seus respectivos grupos encaram os vice-líderes da outra chave.

Depois do triunfo do México contra a Alemanha, o Grupo F está configurado assim: os mexicanos lideram com 3 pontos, empatados com a Suécia. Alemanha e Coreia do Sul, derrotadas na primeira rodada, estão zeradas. 


CENÁRIOS

1 - Brasil vence a Sérvia

Se classifica, mas, caso a Suíça também vença seu jogo, a definição do primeiro lugar do grupo se dará no saldo de gols (hoje o Brasil tem um a mais que a seleção europeia)

2) Brasil empata com a Sérvia

Se classifica, mas não necessariamente em primeiro. Caso a Suíça vença, o Brasil será ultrapassado (sete pontos dos europeus contra cinco do Brasil) e passa em segundo lugar. Se os suíços perderem, ficam com quatro pontos e disputariam vaga com os sérvios nos critérios de desempate.

3) Brasil perde para a Sérvia

Só se classifica caso a Suíça também perca para a Costa Rica. Mais uma vez a definição seria no saldo de gols


JOGOS DO BRASIL

27/06 – Quarta-feira, às 15h
Copa do Mundo
Sérvia x Brasil – Moscou, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.