Vettel domina GP do Canadá, fatura 50ª vitória e lidera o Mundial de F1

Desde Michael Schumacher que a Ferrari não vencia na pista canadense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O fim de semana no Canadá foi de Sebastian Vettel. Após quebrar um jejum de 17 anos sem pole position da Ferrari em Montreal, o piloto alemão venceu o Grande Prêmio deste domingo (10) e chegou à sua 50ª vitória na Fórmula 1.

Foi a primeira vez desde Michael Schumacher em 2004 que um piloto da escuderia italiana terminou na primeira colocação no circuito canadense. Valtteri Bottas e Max Verstappen completaram o pódio.

O piloto alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, comemora sua vitória no GP do Canadá de Fórmula 1
O piloto alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, comemora sua vitória no GP do Canadá de Fórmula 1 - Mark Thompson/Getty Images/AFP

Com a vitória, Vettel assumiu a liderança do campeonato e se reafirmou com um dos candidatos ao título desta temporada. O alemão subiu para 121 pontos - um à frente de Lewis Hamilton, que terminou a corrida na quinta posição.

A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas. O próximo compromisso será no dia 24 de junho, com o Grande Prêmio da França.

Depois de conquistar a pole position, Vettel manteve o ritmo na corrida deste domingo. O alemão largou bem e não deu chance para Bottas e Verstappen, que travaram disputa acirrada pela segunda colocação logo na primeira curva.

Nem mesmo o safety car, que precisou entrar em ação na primeira volta após acidente entre Lance Stroll e Brendon Hartley, atrapalhou a corrida do piloto da Ferrari.

Ele manteve boa distância de Bottas e teve tranquilidade até para retornar na liderança após parada nos boxes.

Essa foi o terceiro triunfo do alemão nesta temporada. Ele havia vencido nas duas primeiras corridas do ano, na Austrália e Bahrein.

Hamilton fora do pódio

Líder do campeonato, Lewis Hamilton enfrentou problemas no Canadá. Largando na quarta posição, o piloto da Mercedes se queixou de perda de potência e sofria para segurar o carro na pista. O inglês foi aos boxes na volta 17 e apostou nos pneus supermacios.

Sem conseguir melhorar significativamente o rendimento, o piloto ficou atrás de Daniel Ricciardo, não conseguiu se aproximar do pelotão da frente e ficou fora do pódio pela segunda vez nesta temporada – antes, ele havia terminado atrás dos três primeiros no GP da China.

Vale lembrar que Lewis Hamilton venceu no Canadá nos três últimos anos e sonhava com a primeira posição para igualar a marca de Michael Schumacher, que triunfou sete vezes em Montreal.

O canadense Lance Stroll quase não teve a oportunidade de sentir o gosto de correr em casa. Logo na primeira volta, o piloto da Williams se envolveu em acidente ao tentar ultrapassar o neozelandês Brendon Hartley, da Toro Rosso, e ambos deixaram o GP. Os pilotos não se feriram.

Por conta do choque, o safety car precisou entrar em ação até a volta cinco. Na relargada, Sainz e Pérez se tocaram, o mexicano saiu da pista e por muito pouco não atingiu outros pilotos no retorno.

Fernando Alonso atingiu uma marca de respeito na corrida deste domingo. O piloto da McLaren chegou ao 300º GP na Fórmula 1.

O espanhol estreou na categoria em 2001 e é apenas o quarto piloto a alcançar a marca – à frente dele somente Michael Schumacher (308), Jenson Button (309) e Rubens Barrichello (326).

Apesar disso, o piloto não conseguiu ter um bom fim de semana no Canadá. Ele precisou abandonar a corrida na volta 43 por conta de um problema no escapamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.