Descrição de chapéu Copa do Mundo

Adversários levam 97 min em média para acertar 1 chute no gol do Brasil

Em quatro jogos até aqui, seleção levou um gol em apenas quatro finalizações

Samara

O Brasil alcançou as quartas de final da Copa com a melhor defesa, tendo sofrido apenas um gol e somente quatro finalizações diretas ao gol de Alisson. O desempenhou rendeu elogios do técnico Tite. “A gente marca setor, não é individual. Não sai correndo para marcar. Cada um marca de forma agressiva no seu setor, talvez por isso bloqueamos tantas finalizações e cruzamentos.”

O Uruguai, outro a chegar entre os oito melhores do Mundial, também sofreu apenas um gol, mas teve 12 chutes que chegaram à sua meta —cinco deles nas oitavas, na vitória diante de Portugal.

Neymar chutando para o gol enquanto Ochoa, goleiro do México, tenta defender; ao lado, jogador do México tenta impedir Neymar.
Neymar tenta marcar contra o México na Arena Samara - Eduardo Knapp/Folhapress

No total, em 389 minutos jogados em quatro partidas, o Brasil levou 33 chutes, sendo 12 bloqueados, 17 para fora e 4 no gol. Apenas um parou nas redes, contra a Suíça, na estreia. Outros três ficaram nas mãos do goleiro.

A pouca quantidade de bolas que chega em sua meta faz com que Alisson seja apenas o 33º colocado no ranking de defesas até aqui em todo o torneio. É o que mostram as estatísticas oficiais da Fifa.

Após a vitória contra o México, quando viu apenas uma bola do adversário chegar às mãos de Alisson, o Tite elogiou o sistema defensivo brasileiro, que começa no ataque, com a participação desde o atacante Gabriel Jesus.

Contra o México, Jesus passou a atuar mais pela esquerda, durante o segundo tempo, para liberar Neymar pelo meio e auxiliar na marcação pela lateral. O jogador comentou sobre a função tática.

“Eu aceitei numa boa, porque é uma posição que eu gosto de jogar. Acredito que sou mais ponta do que centroavante. Espero que a seleção continue nessa crescente”, disse o atacante.

Jesus, ainda sem gols na Copa, mas segue prestigiado com a comissão técnica, também comentou sobre o jejum. “O gol é o que falta. É complicado vestir a 9 da seleção brasileira e não fazer gol. Sei disso, mas estou contente pela classificação. É uma Copa, e se tiver que abdicar de gols, vou abdicar para vencê-la.”

“Nossa compreensão do jogo em termos táticos é essa”, emendou o técnico da seleção.

 

Para Tite, a análise é que o time brasileiro não faz uma distinção de quem deve ser marcado no adversário, com os atletas da seleção definindo o sistema defensivo por zonas.

Em 25 jogos desde que assumiu a seleção, Tite viu seu time sofrer apenas seis gols. Apenas um deles na Copa, na estreia diante da Suíça, quando Züber fez de cabeça o do empate do time europeu.

Nessa partida, os suíços fizeram marcação especial em Neymar, que sofreu 10 faltas —um recorde em um único jogador em uma mesma partida desde a Copa de 1998.

“Outras equipes marcam o homem, é louvável também. Tem que apostar numa estratégia e treinar. A sequência lógica de marcação é: marca setor, olha a bola, depois homem”, disse Tite.

Para a próxima partida, contra a Bélgica, na sexta, às 15h, em Kazan, o Brasil perdeu Casemiro, suspenso com dois cartões amarelos. Ele é o jogador que mais roubou bolas na competição até agora: foram 17. Herrera, do México, vem a seguir, com 15.

Fernandinho deverá ser o substituto de Casemiro. Tite também definirá para as quartas de final se mantém Filipe Luís pela esquerda ou se Marcelo, recuperado de lesão na coluna, irá retornar à equipe.

* Colaborou Leonardo Diegues, de São Paulo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.