Descrição de chapéu Copa do Mundo

Ala direito sai da reserva e vira peça-chave para Inglaterra voltar às semis

Kieran Trippier tem se mostrado fundamental em esquema até aqui

Samara

Para o estilo de jogo da Inglaterra, dependente dos cruzamentos na área, um jogador como Kieran Trippier tem se mostrado fundamental. Se há alguns meses o ala direito do Tottenham era considerado apenas um reserva no time inglês, aos 27 anos, ele assumiu o posto de titular.

As cobranças de escanteio e os cruzamentos com bola rolando de Trippier são armas que a Inglaterra vai usar neste sábado, às 15h, contra a Suécia, pelas quartas de final.

 

A partida em Samara, nas margens do rio Volga, marcará o fim de um jejum de retorno de um delas às semifinais. Os ingleses estiveram em 1990. A Suécia, em 1994, quando perdeu para o Brasil na ocasião.

Num ranking feito com todos os jogadores do Mundial para saber quem mais criou chances de gol para a sua seleção, Trippier aparece em terceiro lugar no total. É o principal nome da Inglaterra.

Até as oitavas de final, ele criou 11 chances de gol para os ingleses, contra 16 do brasileiro Neymar. De Bruyne, da Bélgica, é o terceiro colocado com 13 jogadas feitas que poderiam dar em gol, segundo números copilados a partir de análises estatísticas da empresa Opta.

A obsessão por cruzar bem do ala do Tottenham vem desde os tempos do início da carreira, no Manchester City, equipe onde ele não se firmou.

Segundo Trippier revelou nesta semana na Rússia, ele assistia aos lances de Beckham e Pirlo em câmera lenta para tentar imitá-los. E contava muito com a ajuda do treinador da época, Steve Eyre.

O ala, que nunca encontrou o ídolo mas disse que adoraria fazê-lo um dia, foi quem mais cruzou pela seleção inglesa até agora na Copa.

Foram nove bolas em direção à área, todas pelo lado direito, com um índice de acerto de quase 60%. Números que ajudam a sustentar os índices da própria seleção, que tenta voltar a uma semifinal de Copa 28 anos depois.

Apesar de até as oitavas de final a Inglaterra ter registrado o segundo melhor ataque do torneio ao lado da Rússia, com nove gols, apenas dois foram feitos com bola rolando. Fora outros três de pênalti, os quatro restantes saíram de jogadas de bola parada. Característica inglesa, que não tem preocupado o técnico Southgate.

“Penso que é o estilo do nosso jogo que nos leva a termos as faltas e os escanteios. No fim, os times estão parando a gente com faltas. É bom que nós estamos conseguido puni-los desta forma [fazendo gols]”, disse o treinador.

Como jogador, a melhor passagem de Southgate com a camisa da seleção foi na Euro 96. Apesar de ter sido titular em todos os jogos, perdeu o pênalti decisivo na disputa final, contra a Alemanha.

Os ingleses, jogando em casa, foram vice-campeões. O atual técnico inglês, que atuava na zaga ou na lateral-esquerda, também jogou a Copa de 1998, na França.

À frente da seleção desde 2016, o estilo de Southgate como técnico, um líder ponderado, segundo os jogadores, tem feito o futebol inglês reaparecer. “Ele é muito bom. O convívio com ele tem sido fácil”, disse Harry Kane, artilheiro e capitão do time inglês.

O também jogador do Tottenham afirmou que os jogadores estão fechados com o objetivo de “fazer todo o país continuar unido e ver eles desfrutarem disso”. A campanha inglesa tem tido uma repercussão muito positiva, até, nas cidades inglesas.

Kieran Trippier, 27

Formado nas categorias de base do Manchester City, o defensor não teve espaço na equipe. Fez carreira no Burnley, clube que subiu para a primeira divisão da Inglaterra em 2014. No ano seguinte, assinou contrato com o Tottenham, clube no qual chamou a atenção do técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.