Sem Neymar, Brasil não tem indicado ao prêmio da Fifa pela 1ª vez em seis anos

Dez finalistas do prêmio foram anunciados nesta terça-feira (24)

São Paulo

Sem nenhum representante brasileiro, a Fifa divulgou nesta terça-feira (24) a lista com os dez finalistas na disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2017/2018.

É a primeira vez em seis anos que nenhum jogador do Brasil figura entre os dez melhores do mundo. O Brasil tem representante na lista feminina. Vencedora do prêmio cinco vezes, Marta está entra as dez indicadas

O técnico Tite também não está entre os indicados ao prêmio de melhor treinador do mundo. Na modalidade feminina, o Brasil está representado pelo técnico da seleção, Vadão.

Na lista masculina, a França é quem mais tem jogadores indicados. São três jogadores da atual campeã  do mundo: Antoine  Griezmann, Kylian Mbappé e Raphael Varane.

O capitão inglês e artilheiro da Copa do Mundo Harry Kane também foi indicado, além dos belgas Eden Hazar e Kevin De Bruyne, do egípcio Mohamed Salah e do croata Luka Modric.

A lista também inclui o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, os maiores vencedores da premiação, com cinco troféus cada.

Todos os jogadores finalistas atuaram na Copa do Mundo da Rússia, sendo Messi o único representante das seleções sul-americanas.

Cinco jogadores brasileiros já foram eleitos melhores do mundo: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) e Kaká (2007).

O ex-jogador do São Paulo e do Milan foi o último vencedor antes da hegemonia entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. 

Os dois polarizam o título de melhor do mundo na última década, sendo o português eleito em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, e o argentino nas edições de 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. 

O Brasil é o país com maior número de troféus de melhor do mundo desde o início da premiação, em 1991, com vencedores em oito edições.

Em 28 anos, o país ficou sem representante entre os finalistas de melhor jogador do mundo apenas em 1991, 1992, 2010, 2012 e 2018.

Desde 2013, Neymar sempre esteve entre os finalistas. No último ano, o lateral Marcelo também foi apontado como um dos dez melhores jogadores do planeta.

O camisa 10 da seleção era o favorito entre os brasileiros para integrar os finalistas, mas precisou ficar parado dois meses em recuperação de uma lesão no pé direito e teve sua atuação na Copa do Mundo bastante contestada pelo exagero em supostas simulações de faltas.

A premiação, rebatizada pela entidade como "The Best" (o melhor) em 2016, será entregue no dia 24 de setembro em cerimônia em Londres.

Os dez finalistas foram apontados por um painel composto por 13 especialistas, entre ex-jogadores e treinadores.

A divulgação dos nomes é apenas o primeiro passo na definição do melhor do planeta. A partir daí, as escolhas do painel de especialistas não terão mais peso.

A votação final terá início nesta terça-feira (24), e levará em conta a opinião dos torcedores, que poderão votar no site da Fifa (25%); técnicos de todas as seleções (25%); capitães de todas as seleções (25%); e jornalistas selecionados pela entidade (25%).

A Copa pode ter um peso decisivo na escolha, mas a avaliação dos atletas é feita levando em conta todas as partidas disputadas de 3 de julho de 2017 a 15 de julho de 2018, quando foi disputada a final da Copa do Mundo da Rússia.

 
A última vez que um jogador foi eleito o melhor da Copa e também ganhou o prêmio oferecido pela Fifa foi Romário, em 1994. O brasileiro, entretanto, não faturou outro prêmio muito conceituado internacionalmente, a Bola de Ouro da revista France Football.

Um brasileiro não conquista o prêmio de melhor do mundo da Fifa desde Kaká, em 2007.

Como funciona o prêmio The Best

Especialistas escolhem os dez finalistas do prêmio de melhor do mundo da Fifa

Os especialistas:

Jogador em atividade 
Didier Drogba (CDM)

Ex-jogadores
Sami Al-Jaber (ARS)
Kaká (BRA)
Ronaldo (BRA)
Wynton Rufer (NZL)

Ex-jogadores e treinadores
Frank Lampard (ING)
Lothar Matthäus (ALE)
Andy Roxburgh (ESC)
Alessandro Nesta (ITA)
Cha Bum-kun (CDS)
Emmanuel Amunike (NIG)

Treinadores
Fabio Capello (ITA)
Carlos Alberto Parreira (BRA)

Período considerado para a eleição:
3.jul.2017 a 15.jul.2018

Peso na eleição
Votação popular pelo site da Fifa - 25%
Técnicos de todas seleções filiadas à Fifa - 25%
Capitães de todas seleções filiadas à Fifa - 25%
Jornalistas selecionados - 25%

Principais datas
23.jul - Definição dos dez finalistas pelo painel de especialistas  
24.jul - Início da votação popular pela internet
3.set - Divulgação dos três finalistas
24.set - Entrega do prêmio, em Londres

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.