Descrição de chapéu Deutsche Welle Copa do Mundo

Canal alemão denuncia insultos sexistas contra narradora

Claudia Neumann, 1ª mulher a narrar jogos da Copa na TV alemã, vem sendo alvo de ataques nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Em um esforço para combater insultos contra a jornalista esportiva Claudia Neumann, a emissora pública alemã ZDF anunciou que registrou queixa criminal contra dois usuários de redes sociais.

Neumann, de 54 anos, recentemente se tornou a primeira alemã a narrar jogos da Copa do Mundo em um canal de TV do país. Desde então, ela vem sendo alvo de ataques misóginos na internet.

Segundo a emissora, os dois indivíduos que foram alvo da queixa criminal "fizeram comentários extremamente depreciativos contra Claudia Neumann e a ZDF", disse o diretor do canal, Thomas Bellut, em comunicado. A denúncia ainda aponta que ocorreu "difamação e provocação pública para cometer uma ofensa criminal" no caso.

Jornalista loira de cabelo curto e casaco branco segura microfone
Claudia Neumann, primeira alemã a narrar uma Copa do Mundo - Sandra Hoever/ZDF via AP

"Aparentemente, há alguns espectadores que têm problemas com uma mulher narrando futebol", disse Bellut.

Em sua declaração, a ZDF disse que valoriza a experiência de Neumann, observando "o fato de ela cometer erros, como confundir o nome de um jogador japonês, também ocorre no trabalho dos colegas do sexo masculino".

Já o diretor de esportes da emissora, Thomas Fuhrmann, disse no mesmo comunicado que "Claudia está fazendo um bom trabalho em geral e nós não vamos absolutamente aceitar ódio, insultos e comentários sexistas".

A Federação Alemã de Esportes Olímpicos e a Associação Alemã de Mulheres Jornalistas já demonstraram apoio a Neumann, apontando em um comunicado que é preciso mostrar um "cartão vermelho para hostilidades e abuso verbal".

Neumann trabalha para a ZDF desde 1999. Em 2011, ela ganhou notoriedade ao se tornar a primeira comentarista de futebol do sexo feminino na TV alemã quando foi escolhida para cobrir a Copa do Mundo Feminina da FIFA.

Em 2016, durante a Copa da Uefa, ela já havia se tornado a primeira mulher a narrar uma partida de futebol masculina para uma emissora de TV alemã. Já nessa época ela se tornou alvo de insultos em redes sociais. Alguns usuários chegaram a publicar ameaças de estupro.

Nesta semana, uma pesquisa publicada pela revista Der Spiegel mostou que 68,9% dos alemães consideram positiva a presença de narradoras do sexo feminino na transmissão de jogos da Copa. Outros 18,7% não souberam responder e 12,4% consideram negativa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.