Descrição de chapéu Copa do Mundo

Componente de gratidão liga estrela do ataque francês ao rival Uruguai

Ao se autodeclarar 'meio-uruguaio', Griezmann criou embaraço com Suárez

Antoine Griezmann, com uma cuia de chimarrão, e Varane chegam para treino em Glebovets
Antoine Griezmann, com uma cuia de chimarrão, e Varane chegam para treino em Glebovets - David Vincent/Associated Press
 
Istra

No time espanhol Atlético de Madri, as expressões uruguaias "bo" e "ta" são usadas não apenas pelos jogadores do clube nascidos no país sul-americano, mas também por um francês: o atacante Antoine Griezmann.

"Bo" é maneira de chamar a atenção de alguém em uma frase. Como o "che" na Argentina ou o "cara" no Brasil. "Ta" vai no final da sentença como se fosse um "né?" em português.

Há também outros que passaram pela carreira, como Cristian "Cebolla" Rodríguez e Carlos Bueno. Todos ajudaram ou ajudam no processo de "uruguaização" do francês.

Mas existe um componente de gratidão.

Filho de pai alemão e mãe portuguesa, Griezmann nasceu em Macôn, na região da Borgonha. Nunca conseguiu ser jogador de futebol em seu país. Foi rejeitado repetidas vezes por ser considerado franzino demais, inclusive pelos treinadores de Clairefontaine, a academia de futebol mantida pela Federação Francesa. O clube que o acolheu, aos 13 anos, foi a Real Sociedad, na região basca da Espanha. Sua passagem na base não foi de grande destaque.

Até que apareceu o técnico uruguaio Martín Lasarte. Foi ele quem levou Griezmann ao elenco profissional em 2009, aos 18 anos. Dirigentes torceram o nariz com a decisão, mas o treinador insistiu. A multa rescisória de Griezmann hoje é de R$ 1,35 bilhão.

"Lasarte nunca teve dúvidas do talento de Antoine. Desde o início apostou nele, o orientou e incentivou. A recompensa é o jogador que ele se tornou hoje", completa Bueno, que estava na equipe emprestado pelo Peñarol.

Griezmann acredita ter afinidades com o povo uruguaio, quer Suárez goste ou não. Já disse considerar seu estilo de jogo parecido com o de Edinson Cavani, o autor de dois gols contra Portugal, nas oitavas de final, e que pode não enfrentar a França por estar lesionado. Ele já posou para fotos usando a camisa da seleção celeste e do Peñarol.

Em 2007, antes de partida da equipe contra o Brasil, pelas eliminatórias da Copa, escreveu "Uruguay nomá!", em uma rede social. É uma expressão de incentivo para a seleção, o "Uruguai e nada mais".

"Esperamos que em campo ele se lembre de que é meio uruguaio", brincou o meia Nahitán Nández, que vai enfrentá-lo em Nijni Novgorod.

Antoine Griezmann, 27

Nascido no leste da França, foi revelado no futebol espanhol. Jogou na Real Sociedad (ESP) de 2009 a 2014, até se transferir para o Atlético de Madri. Recentemente, disse ter recusado proposta do Barcelona e renovou contrato até 2023

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.