Descrição de chapéu Copa do Mundo

Copa do Mundo repete histórico de 64 anos e terá europeu na final

Croácia, Rússia, Inglaterra e Suécia duelam por uma das vagas na decisão

Raphael Hernandes
São Paulo

Com a classificação da Inglaterra para as quartas de final, após a vitória sobre a Colômbia nesta terça-feira (3), fica definido que pelo menos uma das seleções a disputar a final do Mundial será europeia.

Esse tem sido o padrão desde 1954. Na Copa de 1950, última vez que nenhum europeu chegou à decisão, a partida foi disputada entre Brasil e Uruguai. Não foi propriamente uma final, mas a partida que definiu o campeão do torneio.

Numa final propriamente dita, a última vez que nenhuma das equipes era europeia foi em 1930, a primeira Copa realizada. No jogo, o Uruguai, dono da casa, bateu a Argentina.

Um dos lados da chave das quartas de final da Copa de 2018 é disputado apenas por equipes europeias e, necessariamente, uma delas deve chegar à final. São elas: Croácia, Rússia, Inglaterra e Suécia.

Ainda há a chance de uma final exclusivamente europeia, a depender de Brasil e de Uruguai, os únicos sul-americanos nas quartas. As equipes enfrentam, respectivamente, Bélgica e França.

Nos torneios realizados desde 1998, quando foi adotado o atual formato da competição (com 32 clubes), duas finais viram apenas equipes da Europa: 2006 e 2010.

No Mundial da Rússia, as seleções europeias tiveram um índice de permanência semelhante ao de outros Mundiais realizados no continente desde 1998.

Foram 14 equipes europeias na fase de grupos —44,75% do total. Ficaram 10 nas oitavas, 62,5%, e 6 nas quartas, 75%.

Os números são idênticos aos de 2006, na Copa realizada na Alemanha. Para 1998, na França, a única diferença é que eram 15 europeus entre os 32 da fase de grupos —46,9%.

Percentualmente, as seleções da América do Sul tiveram desempenho parecido com o das europeias, mas, como começam em menor número na competição, acabam com uma parcela menor das vagas no mata-mata.

Das 5 equipes que começaram no mundial, 2 permanecem (40%, ante 42,8% de permanência europeia). Com isso, sul-americanos têm duas das oito vagas das quartas, ou 25%.

Erramos: o texto foi alterado

Inicialmente, este texto tratava o jogo entre Brasil e Uruguai na Copa de 1950 como uma final. Na verdade, tratava-se oficialmente de uma partida decisiva da qual o vencedor sairia campeão.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.