Etapa da Volta da França é interrompida por gás lacrimogêneo após protesto

Agricultores realizam manifestação no local, polícia reage e substância afeta ciclistas

O britânico Geraint Thomas, dono da camisa amarela da Volta da França, protege os olhos após o lançamento de gás lacrimogêneo perto dos ciclistas
O britânico Geraint Thomas, dono da camisa amarela da Volta da França, protege os olhos após o lançamento de gás lacrimogêneo perto dos ciclistas - Marco Bertorello/AFP
São Paulo | UOL e AFP

A 16ª etapa da Volta da França foi paralisada por 10 minutos, nesta terça-feira (24), 26 quilômetros depois da partida em Carcassone, devido ao lançamento de gás lacrimogêneo perto do pelotão, segundo os organizadores.

Os jatos de gás foram usados pela polícia local contra uma manifestação de agricultores, que protestavam contra a redução de alguns subsídios para o setor.

Fardos de palha foram colocados na estrada e, em sua intervenção para liberar a via e dispersar os manifestantes, os policiais recorreram ao gás lacrimogêneo. A medida afetou vários corredores.

A direção da corrida decidiu neutralizar a etapa momentaneamente para que os ciclistas fossem tratados. Nas imagens de televisão, via-se médicos da Volta da França distribuindo cápsulas de colírio para os esportistas.

A nova saída neutralizada aconteceu às 7h33 (em Brasília), atrás do carro da direção de corrida. Rapidamente, na sequência, deu-se uma nova partida real às 7h36.

Nesta 16ª etapa, são 218 quilômetros entre Carcassone e Bagnères-de-Luchon.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.