Descrição de chapéu Copa do Mundo Falando Russo

Falando Russo: César da Roma Antiga é a origem do nome dos monarcas russos

Czar ou tsar, forma próxima a sonoridade russa da palavra, mudou conforme o passar da história

Lucas Simone

Quando o assunto é Rússia, todos já ouvimos a expressão "Terra dos Czares". Ou "Terra dos Tsares". Aos poucos, a grafia czar tem cedido espaço à forma tsar, bem mais próxima da sonoridade russa da palavra. Seja como for, de onde vem essa palavra?

Para responder, vamos voltar ao distante século 9º, quando o alfabeto cirílico foi criado, especialmente para os eslavos. À época, a palavra usada por eles para designar o imperador bizantino era tsesar, que vem de"¦ César! Vale lembrar que Constantinopla, mesmo sendo uma terra de expressão grega, pensava em si mesma como herdeira legítima de Roma. Por volta do ano 1000, os eslavos orientais (que habitavam o território que hoje forma a Rússia) converteram-se ao cristianismo do rito grego e passaram a usar o termo tsesar do mesmo modo.

Aos poucos, a língua desses eslavos do leste foi mudando: surgiu a forma contraída tsar. No século 13, após as invasões mongóis, a palavra tsar passou a se referir também ao khan dos mongóis.

Passamos ao século 16. A Rússia iniciava um longo processo de expansão, e, em 1547, Ivan 4º (que viria a ser chamado "O Terrível") torna-se o primeiro líder moscovita coroado oficialmente como tsar.

Com as reformas de Pedro, o Grande, em 1721, o governante russo passa a ser chamado oficialmente de imperátor, embora a forma tsar sobreviva no título formal Imperador de Toda a Rússia, Tsar da Polônia, Tsar da Sibéria etc. De todo modo, o último monarca a ostentar o título foi Nicolau 2º, executado em 1918 pelos revolucionários.

A palavra, no entanto, segue ressoando nos debates acerca da Rússia, aparentemente tão afeita a líderes fortes e centralizadores.

Lucas Simone

Doutorando em literatura e cultura russa na USP e tradutor

Doutorando em literatura e cultura russa na USP e tradutor

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.