Descrição de chapéu Copa do Mundo Falando Russo

Falando russo: Papai Noel usa casaco de peles e trenó com cavalos, na Rússia

Velhinho aparece no Ano-Novo em vez do Natal e pode vestir vermelho, azul ou branco

Irineu Franco Perpetuo

Traduzido por "Vovô Gelo", Ded  Moróz é a versão russa do Papai Noel. Como o bom velhinho adotado no Ocidente, tem barba branca e traz presentes às crianças. Seus trajes, porém, diferem do Papai Noel, e a ocasião de sua visita aos lares é o Ano-Novo.

Como quase tudo na Rússia que tem estilo ocidental, a tradição de festejar o Natal com pinheiros e trocas de presentes teria começado com o czar Pedro, o Grande (1672-1725), que reinou de 1682 até o ano de 1721.

Durante a União Soviética, o Natal foi proibido, em 1929, no âmbito de uma ofensiva contra a religião e, a partir de 1935, sua simbologia —incluindo pinheiros e os presentes trazidos pelo Ded Moróz— foi transferida para a celebração do Ano-Novo.

Na Rússia pós-soviética, a partir de 1991, essa tradição continua: o Ano-Novo é celebrado como se fosse o Natal ocidental, e os primeiros dias do ano, entre 1º e 8 de janeiro, são um grande feriado prolongado.

Em sua representação clássica, Ded Moróz aparece vestido com um casaco de peles, cuja cor pode variar: azul, branco ou vermelho.

Ele empunha um báculo, calça válenki (botas de feltro), e anda em uma troica puxada não por renas, mas por cavalos. Em sua tarefa de distribuição de presentes, é auxiliado pela neta, a pequena Snegúrotchka (Menina da Neve).

Em 1998, o então prefeito de Moscou, Iúri Lujkov, designou Velíki Ustiug, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, localizada 755 quilômetros a nordeste da capital russa, na região de Vólogda, como o lar oficial de Ded Moróz.

Desde então, sua casa passou a receber cerca de 200 mil visitantes por ano.
 

Irineu Franco Perpetuo

Jornalista e tradutor brasileiro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.