Descrição de chapéu Copa do Mundo

Fifa pede a TVs que evitem 'torcedoras bonitas' na Copa

Segundo organização parceira foram registrados 45 casos de assédios no Mundial

São Paulo

Após casos de assédio durante a Copa da Rússia, Fifa determinou nesta quinta-feira (12) que emissoras de televisão devem evitar a exposição de ‘torcedoras bonitas’ durante a transmissão dos jogos da final e disputa do terceiro lugar.

Federico Addiechi, chefe do departamento de responsabilidade social da organização, afirmou que a decisão foi tomada porque os casos de sexismo na Rússia foram mais frequentes que os de racismo.

Torcedores croatas durante partida contra Inglaterra no estádio Lujniki, em Moscou
Torcedores croatas durante partida contra Inglaterra no estádio Lujniki, em Moscou - Franck Fife/AFP

Segundo a Farework, ONG parceira da Fifa responsável por monitorar discriminação e racismo, foram registrados 45 casos de sexismo e assédio a mulheres durante a disputa do Mundial. Deste número, 15 foram jornalistas atacadas e beijadas à força por torcedores.

"Estes casos aconteceram fora dos estádios e soubemos pela mídia e redes sociais, que nos permitem monitorar de uma maneira muito melhor a situação", disse Federico Addiechi, chefe de sustentabilidade e diversidade da Fifa.

A disputa entre Bélgica e Inglaterra, que buscam a terceira posição no torneio, será neste sábado (14), às 11h. A final entre França e Croácia está marcada para domingo (15), às 12h.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.