Descrição de chapéu Copa do Mundo

Hoje defensor, Tite já viu encenação em quedas de Neymar no Santos

Em 2012, técnico da seleção brasileira reclamou de atitudes do atacante

São Paulo

"Perder ou ganhar faz parte do jogo. Simular situação, isso não é do jogo, isso é mau exemplo pro garoto, para quem está crescendo, para meu filho". A queixa foi de Tite em 2012 e tinha Neymar como alvo.

Hoje defensor do atacante da seleção, criticado por rivais, que o acusam de simular lances e se jogar em campo, o técnico da seleção atacou o então jogador do Santos no Campeonato Brasileiro de 2012. 

Na oportunidade, o Santos venceu o Corinthians, então comandado por Tite, por 3 a 2, na Vila Belmiro. O treinador disparou contra a arbitragem em razão de um pisão dado pelo santista no lateral direito Guilherme Andrade.

Em vídeo divulgado pelo Esporte Interativo, o técnico questionou se em alguma partida do Corinthians contra o Santos sua equipe havia sido desleal e recordou lance da expulsão do atacante Emerson em jogo daquele mesmo ano, pela Libertadores, após entrada em Neymar.

"Aqui o Emerson foi expulso [pela Libertadores]. Ele deu um carrinho imprudente. Aí o Neymar caiu e rolou. Quando o Emerson foi expulso, ele levantou e estava bom", disse Tite antes de proferir a frase sobre simulação que abre este texto.
 
Após a vitória da seleção brasileira sobre o México por 2 a 0, nesta segunda-feira (2), o técnico Juan Carlos Osorio criticou o camisa 10 do Brasil, que, segundo ele, teria fingido ter levado um pisão de Layun e valorizado em outros lances.

"É uma vergonha para o futebol que se perca tanto tempo com um só jogador. Nossos jogadores foram se cansando com situações de jogo que demoravam, uma durou quatro minutos. Não é um bom exemplo para o futebol e para o mundo do futebol, sobretudo para todas as crianças que assistem ao jogo", disse Osorio, que sem mencionar diretamente o atacante brasileiro ainda falou em "vergonha", "palhaçada" e "mau exemplo" no jogo. 

Durante entrevista coletiva, Tite evitou confrontar diretamente o comandante adversário e não deixou o jogador responder ao questionamento de um repórter sobre as críticas.

“Eu não vou responder ao Osorio, eu vi o lance. Todos que estão me assistindo tirem sua conclusão, o vídeo está aí. Imagem não questionamos”, afirmou o treinador, referindo-se ao pisão dado pelo mexicano Layun no tornozelo do brasileiro.

Neymar vem sendo alvo de críticas de ex-jogadores e celebridades durante a Copa do Mundo da Rússia. Tite tenta blindar seu principal atleta para o confronto contra a Bélgica, na sexta (6), às 15h, em Kazan, pelas quartas de final da competição.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.