Descrição de chapéu Copa do Mundo

Internautas fazem onda de apoio a Fernandinho após ofensas racistas

Jogador falhou em dois lances decisivos do jogo contra Bélgica

O jogador Fernandinho após a eliminação do Brasil pela Bélgica - SAEED KHAN/AFP
São Paulo

O jogador Fernandinho foi alvo de ofensas racistas nas redes sociais após o Brasil ser eliminado da Copa nas quartas de final. Na derrota para a Bélgica por 2 a 1 nesta sexta (6), o brasileiro que atua no time inglês Manchester City fez um gol contra e perdeu uma dividia de bola com o belga Romelu Lukaku em lance que resultou no segundo gol da equipe europeia, marcado pelo volante De Bruyne.

No dia seguinte à derrota, em meio aos comentários ofensivos contra o jogador —muitos o chamaram de macaco—, internautas se manifestaram a favor do jogador nas redes sociais. "Fui olhar o Instagram do Fernandinho agora e cara, pra que ofender tanto o cara assim? Ele errou mas ele é profissional, tem uma vida e uma família fora de campo. É assim que as pessoas que foram ofender queriam o Hexa? Força Fernandinho, fé", escreveu um usuário do Twitter.

"Vocês tem ideia do quanto isso é triste? Do quanto é desumano e desrespeitoso? estamos falando de uma pessoa, como eu, você, como todo mundo! Nós não merecíamos esse hexa, infelizmente. Não temos caráter pra isso! Racismo é coisa séria, parem!! Minhas sinceras desculpas, Fernandinho!", disse outra pessoa no microblog.

Além das contas de Fernandinho nas redes sociais, os perfis da mulher e da mãe do jogador também foram alvo de comentários ofensivos.

No Instagram do atleta, muitos internautas também deixaram mensagens de apoio. "Parabéns Fernandinho pelo seu talento e sua dedicação, o hexa não foi dessa vez, mas tenho orgulho desse time que lutou com força até o final" e " Tem muito mais brasileiros torcendo por você do que contra você. Voa garoto, o mundo te espera. Nunca baixa a cabeça, crescemos muito mais na derrotas do que nas vitórias" e são alguns dos textos encontrados nos comentários da foto mais recente publicada pelo jogador.

Após a derrota, o técnico Tite foi questionado, durante entrevista coletiva na Arena Kazan, palco do jogo, sobre as falhas, mas evitou avaliar o atleta. 

"Quero fazer uma análise e não vou entrar em individualidades porque é desumano. Entendo o futebol, mais do que a vida, como um contexto. Foi um grande jogo, tivemos a maior parte dominando. Na efetividade, a Bélgica conseguiu traduzir em gols", disse Tite.

A jornalista da Globo Glenda Kozlowski assistiu ao jogo ao lado da mãe de Fernandinho, Ane, e relatou sua reação no momento. 

"Quando aconteceu tudo, a gente não entendeu direito quem tinha feito o primeiro gol da Bélgica e ai quando apareceu no telão que tinha passado no ombro do Fernandinho, a Ane colocou a mão na cabeça e falou 'Meu Deus, foi meu filho. Poxa vida, ele não merece isso'. A Ane deixou a arquibancada um pouquinho, foi lá para cima", disse Glenda. 

O volante Fernandinho ainda não se manifestou sobre a partida em que a seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo da Rússia. 

O jogador também estava presente na derrota por 7 a 1 da seleção brasileira para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ele era um dos volantes titulares do time de Luiz Felipe Scolari naquele mundial, ao lado de Luiz Gustavo. Esse fato também foi lembrado por muitos internautas
que ofenderam o jogador paranaense nas redes sociais.

Neste domingo (8), a CBF publicou em seu perfil no Instagram uma nota de repúdio aos ataques racistas sofridos pelo jogador e seus familiares. "O futebol representa a união das cores, gêneros, culturas e povos. Estamos com vocês. Racistas não passarão!", diz o texto da instituição. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.