Descrição de chapéu Futebol Internacional

Juiz vê irregularidades no caso do transplante de fígado de Abidal

Escuta telefônica comprovaria compra do órgão em mercado ilegal

O ex-zagueiro Abidal participa de entrevista coletiva em sua apresentação como novo secretário técnico do Barcelona, há um mês
O ex-zagueiro Abidal participa de entrevista coletiva em sua apresentação como novo secretário técnico do Barcelona, há um mês - LLUIS GENE/AFP
São Paulo

Um juiz de Barcelona acredita que existam indícios de irregularidades administrativas no transplante de fígado feito pelo ex-jogador francês Éric Abidal, 38, ocorrido em 2012. Ex-zagueiro e ídolo no Barcelona, Abidal foi contratado recentemente para a função de secretário técnico do clube catalão.

Uma escuta telefônica que tinha como alvo o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, preso há pouco mais de um ano, a qual o jornal espanhol El Confidencial teve acesso, mostrou que um funcionário do clube catalão confirmava a compra de um fígado no mercado ilegal de uma pessoa que iria se passar por um primo de Abidal.

De acordo com a publicação, foram interceptadas pelo menos quatro chamadas de Rosell e nelas o ex-presidente admite ter comprado um fígado no mercado ilegal.

A reportagem foi publicada na edição de quarta-feira do jornal espanhol. Tanto a defesa do ex-dirigente quanto a Fundação Eric Abidal desmentiram a informação.

O transplante foi realizado no hospital El Clinic, de Barcelona, em abril de 2012. O ex-jogador francês manifestou-se nesta quinta-feira por uma rede social, publicando uma foto no hospital ao lado de seu primo, Gerard, que segundo Abidal foi o doador.

"Com a publicação desta imagem, quero pedir respeito para meu primo Gerard e defender a sua honorabilidade. Denuncio publicamente a atitude de alguns veículos de imprensa que continuam pondo em dúvida a legalidade de uma cirurgia que salvou a minha vida. Já chega! Peço respeito para todos os que passamos ou estão passando por uma situação similar"​, escreveu o ex-jogador francês.

Foto publicada no perfil do jogador Eric Abidal em sua conta no Instagram. Imagem mostra o zagueiro e seu primo Gerard, que doou um órgão ao jogador
Foto publicada no perfil do jogador Eric Abidal em sua conta no Instagram. Imagem mostra o zagueiro e seu primo Gerard, que doou um órgão ao jogador - Folhapress

A foto mostra Abidal deitado em uma cama do hospital e Gerard sentado ao seu lado, usando um camisão branco e com intravenosas nos braços.

A Fundação Abidal também se manifestou por meio de nota oficial contra a reportagem do El Confidencial.

"A fundação Eric Abidal lamenta que se coloque em dúvida a honra de todos os implicados no processo, a quem Eric Abidal dedica grande admiração e deixa um enorme agradecimento, especialmente ao seu doador, o seu primo Gerard", disse em nota.

Apesar dos desmentidos, a Organização Nacional de Transplantes da Espanha (ONT), o Ministério da Saúde da Espanha e a direção do El Clinic, onde ocorreu a cirurgia, decidiram abrir uma investigação interna para comprovar se houve ou não irregularidades no transplante de Abidal.

De acordo com reportagem do jornal El Pais, essa denúncia pode fazer com que seja reaberta uma investigação que havia sido arquivada no começo deste ano, a respeito do transplante de Abidal.

A única prova de parentesco entre o ex-zagueiro e Gerard seria uma "manifestação" da mulher do ex-jogador. Após a Justiça insistir, o hospital El Clinic enviou um fax com as certidões de nascimento de Abidal e Gerard e descobriu que os nomes das mães coincidiam.

Foi ainda solicitado, de acordo com o El Pais, que um tribunal de Lyon  pegasse o depoimento do doador e que ele passasse por um médico legista, para constatar a presença de marcas ou cicatrizes compatíveis a uma cirurgia de transplante de fígado.

A justiça francesa, contudo, negou o pedido, alegando que na França o doador lucrativo não é punido. Diante desta resposta, a justiça espanhola optou pelo arquivamento do caso.

O francês Eric Abidal foi diagnosticado com um tumor hepático em março de 2011 e precisou passar por uma cirurgia. Ele retornou aos gramados em agosto do mesmo ano. Em março de 2012, o tumor reapareceu de forma mais agressiva, obrigando-o a passar por um transplante em abril.

Só voltou a jogar em dezembro do mesmo ano e após fazer apenas mais quatro jogos, foi negociado com o Monaco (FRA). Abidal encerrou a carreira em 2014, no Olympiacos (GRE).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.