Descrição de chapéu Copa do Mundo

Médico da seleção russa diz que jogadores cheiraram amoníaco na Copa

Substância não é considerada doping e provoca dilatação imediata dos pulmões

Fábio Aleixo
Moscou

O médico da seleção russa, Eduard Bezuglov, contou que alguns atletas da equipe cheiraram amoníaco em partidas da Copa do Mundo.

Ele fez a revelação após os jornais alemães Süddeutsche Zeitung e Bild publicarem reportagens mostrando que os atletas russos fizeram uso do expediente nas partidas contra a Espanha e Croácia, que foram para a prorrogação.

O amoníaco provoca dilatação imediata dos pulmões e de cavidade nasal, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da velocidade da vascularização cerebral.

Na NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos é comum os atletas fazerem uso, assim como na NHL, liga de hóquei no gelo, e em competições de levantamento de peso.

O amoníaco não consta na lista de substâncias proibidas da Wada (Agência Mundial Antidoping) que é atualizada a cada ano.

"É um amoníaco simples que é impregnado em algodão. Milhares de atletas em todo o mundo fazem isso por décadas", disse ao jornal Sport Express.

"Você pode comprar amoníaco e algodão em qualquer farmácia. Isso não tem nada a ver com doping", continuou.

"Muita vezes é usado também por quem faz trabalhos pesados e para ajudar as pessoas a recuperarem a consciência", finalizou.

Especialista em doping e presidente da comissão de laboratórios da Wada de 2005 a 2009, o português Luis Horta afirma que a prática é legal.

"Eu mesmo já vi diversos halterofilistas cheirarem amoníaco antes de irem ao tablado levantar o peso. Desconheço que haja aumento de rendimento esportivo. A Wada também entende assim no momento. Pode ser que depois desse caso façam alguma revisão, mas até agora nada tem de ilegal", disse à Folha.

A Folha entrou em contato com a Fifa, mas não recebeu resposta.

Em casa, a Rússia fez sua melhor campanha em Copas desde o fim da União Soviética. A equipe  chegou às quartas de final. Eliminou a Espanha nas oitavas e caiu para a Croácia, após empate em tempo normal e derrota na disputa por pênaltis. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.