Santos demite Jair Ventura e agora busca substituto no mercado

Contestado, treinador não resistiu ao empate em 0 a 0 contra a Chapecoense

São Paulo | UOL

O Santos demitiu nesta segunda-feira (23) o técnico Jair Ventura. Após ser bancado pelo presidente José Carlos Peres durante o recesso da Copa do Mundo, o treinador não resistiu no cargo depois dos empates contra Palmeiras e Chapecoense.

"A direção do Santos Futebol Clube comunica que Jair Ventura não é mais treinador da equipe profissional. O Clube agradece o profissionalismo do técnico durante o tempo em que aqui esteve no comando do Peixe", informou o clube em nota.

O treinador tinha contrato com o Santos até o fim desta temporada e receberá uma compensação financeira de um salário por conta da rescisão contratual.

Jair soma um dos piores desempenhos de técnicos do Santos neste século. Em 39 jogos, ele conquistou apenas 14 vitórias. Foram 10 empates e 15 derrotas, um aproveitamento de 44,4%.

O técnico carioca sequer pôde estrear os reforços contratados pela diretoria na paralisação do Campeonato Brasileiro. Casos do costa-riquenho Bryan Ruiz, do uruguaio Carlos Sánchez e do paraguaio Derlis González.

O técnico Jair Ventura, demitido pelo Santos nesta segunda (23)
O técnico Jair Ventura, demitido pelo Santos nesta segunda (23) - Ivan Storti - 23.mai.18/SantosFC

Ao participar nesta segunda-feira do programa Bem Amigos, do SporTV, Jair Ventura reclamou das várias saídas de atletas. “Se pegar o time do Santos do ano passado em relação a este ano, foram 23 jogadores que saíram e chegaram três”, afirmou.

“O Santos conseguiu repor a saída de um meia como o Lucas Limas? Contratou um centroavante do nível do Ricardo Oliveira? Não”, completou.

Nesta segunda, Jair Ventura viu o costa-riquenho fazer seu primeiro treino com a camisa do Santos. Horas depois, foi demitido. Ainda nesta segunda, o clube anunciou o uruguaio Sánchez.

Com a demissão do treinador, o Santos corre em busca de técnico no mercado. Zé Ricardo, que trabalhou no Vasco nesta temporada e está desempregado, é um nome forte para assumir o comando. 
Ricardo Gomes, diretor executivo de futebol, e o presidente, José Carlos Peres, gostam do perfil do treinador.

A possibilidade de a equipe procurar um treinador estrangeiro foi descartada pela diretoria santista.

"Nós temos vários treinadores bons. Se fosse o início de uma temporada, poderia ser uma boa pedida um estrangeiro. Mas no meio da competição, não. Os dois nomes que tenho são brasileiros", disse Peres em entrevista coletiva na tarde desta segunda.

"Precisamos encontrar um treinador com as características que a torcida pede, precisaremos de resultados no dia a dia. Uma gestão não é só a parte tática, tem muita coisa: vestiário, comportamento diário, muitas coisas que envolvem o novo prazo", afirmou Ricardo Gomes.

Contra o Flamengo, quarta (25), na Vila Belmiro, o Santos será comandado pelo auxiliar técnico fixo do clube, Serginho Chulapa, que já foi interino em várias oportunidades.

A equipe vive situação delicada no Campeonato Brasileiro. Ocupa a 15ª colocação, com 15 pontos, a apenas um de diferença para a zona de rebaixamento.

Se perder para o Flamengo, empate do Vitória e triunfo do América-MG colocam o Santos na zona de descenso.

O time, porém, tem um jogo a menos que os concorrentes. O confronto com o Vasco, válido pela 3ª rodada, foi adiado por conta da participação do clube carioca em uma partida pela Copa do Brasil.

Inicialmente, o jogo com o Santos estava marcado para o último dia 16, logo após o término da Copa do Mundo, mas a data foi utilizada pela CBF para sediar o jogo de volta entre Vasco e Bahia.
O duelo entre santistas e vascaínos segue sem data.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.