Sem voto de Parreira, Fifa adia divulgação de indicados ao melhor do mundo

Lista com 10 nomes indicados será divulgada nesta terça-feira (24)

São Paulo

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (23) que divulgará na terça (24) a lista dos 10 indicados ao prêmio de melhor do mundo da entidade, batizado de The Best. Com isso, a entidade adiou em um dia a data de divulgação dos nomes.

No dia 4 de julho, durante a Copa do Mundo, a Fifa divulgou que os indicados seriam conhecidos no dia 23 de julho.

Neymar é o brasileiro mais cotado para aparecer na lista dos melhores da Fifa
Neymar é o brasileiro mais cotado para aparecer na lista dos melhores da Fifa - Manan Vatsyayana - 6.jul.2018/AFP

“Não há uma razão específica [para o adiamento]. Todas as informações serão divulgadas nesta terça-feira”, afirmou a Fifa via assessoria de imprensa.

Um dos jurados do prêmio, o ex-técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira afirmou à Folha que não conseguiu votar na premiação da Fifa.

“Mandaram um link para eu votar e não consegui acessar. Me ligaram e avisaram que o prazo já tinha terminado", afirmou. “Ficaram de me responder se eu poderia votar ainda”, completou.

Além de Parreira, outros 12 jurados têm direito a voto nessa primeira etapa da premiação. Os ex-jogadores Kaká e Ronaldo também foram convidados para definir a lista indicados.

A divulgação dos dez finalistas é apenas o primeiro passo na definição do melhor do planeta. A partir daí, as escolhas do painel de especialistas não terão mais peso.

A votação final terá início nesta terça-feira (24), e levará em conta a opinião dos torcedores, que poderão votar no site da Fifa (25%); técnicos de todas as seleções (25%); capitães de todas as seleções (25%); e jornalistas selecionados pela entidade (25%).

A Copa pode ter um peso decisivo na escolha, mas a avaliação dos atletas é feita levando em conta todas as partidas disputadas de 3 de julho de 2017 a 15 de julho de 2018, quando foi disputada a final da Copa do Mundo da Rússia.

A última vez que um jogador foi eleito o melhor da Copa e também ganhou o prêmio oferecido pela Fifa foi Romário, em 1994. O brasileiro, entretanto, não faturou outro prêmio muito conceituado internacionalmente, a Bola de Ouro da revista France Football.

Um brasileiro não conquista o prêmio de melhor do mundo da Fifa desde Kaká, em 2007.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.