Descrição de chapéu Copa do Mundo

Técnico quer 'terremoto' com título croata e demolir tradição da França

Time de Zlatko Dalic joga para quebrar tabu e afastar fantasma da eliminação na Copa de 1998

Alex Sabino Diego Garcia Fábio Aleixo Luiz Cosenzo
Moscou

 A Croácia joga neste domingo a partida mais importante de sua história, a final da Copa do Mundo 2018 contra a França, em Moscou, às 12h. E o técnico Zlatko Dalic espera que um "terremoto" aconteça se seu país for campeão pela primeira vez.

"Apesar da crise, a Croácia colocou todos os problemas para trás e está conosco na Copa no último mês. Espero que se ganharmos a Copa aconteça um terremoto em Croácia, é o que mais motiva nossa torcida. Penso em milhares de pessoas saindo às ruas para comemorar", disse Zlatko.

Técnico croata Zlatko Dalic durante coletiva de imprensa, neste sábado (14), em Moscou
Técnico croata Zlatko Dalic durante coletiva de imprensa, neste sábado (14), em Moscou - Maxim Shemetov/Reuters

O treinador também minimizou a história francesa nas Copas. O adversário dos croatas venceu o torneio em 1998 e foi vice em 2006, após derrota para a Itália na decisão.

"Eu não sou muito ligado a estatísticas. Tradições são feitas para ser demolidas. Nós viemos aqui para aproveitar a final e dar o nosso máximo. Não importa quem é o rival, nós temos o mundo inteiro querendo ver a Croácia. Nós queremos aproveitar nosso futebol, e o melhor time vai vencer", apontou Zlatko Dalic.

Além da tradição dos franceses, os croatas têm outro número negativo: jamais venceram o adversário deste domingo (15). São cinco confrontos, com três derrotas e dois empates.

Há 20 anos, a França bateu a mesma Croácia, de virada, na semifinal da Copa do Mundo. Naquela oportunidade, os croatas apostavam no artilheiro Davor Suker, autor de seis gols na competição. Agora, a esperança é Modric, candidato a melhor do mundo.

O meia de 32 anos vem sendo um dos principais nomes da equipe até o momento e é apontado como possível vendedor do prêmio da Fifa no fim do ano, desbancando Cristiano Ronaldo e Lionel Messi - eliminados nas oitavas de final da Copa - pela primeira vez após 10 anos.

"Eu passei por muitas dificuldades na minha vida. O mais importante é nunca desistir, nunca se entregar, confiar em você mesmo e seguir em frente. No caminho, haverá muitos altos e baixos, mas você tem que confiar e acreditar em você mesmo. Tem que lutar para realizar seus sonhos e ter sucesso. Tudo isso me levou a este ponto na minha vida", disse Modric.

O jogador, contudo, não se importa com a condecoração de melhor jogador do planeta.

"Estou focado apenas no sucesso da seleção croata. Quando você é mencionado nesse contexto (prêmio de melhor do mundo), é claro que sempre é muito bom, e me deixa feliz, mas não me preocupo com isso", disse o meio-campista.

 

"Quero que meu time ganhe. Quero ser campeão amanhã. As outras coisas estão além do meu controle. O que mais importa para mim é a seleção. Prêmios ou distinções individuais não são minha prioridade agora", continuou Modric.

Croácia e França se enfrentam às 12h deste domingo (15), no estádio Lujniki, em Moscou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.