Descrição de chapéu Copa do Mundo

Xadrez em camisa da Croácia remete ao brasão de armas do país

Aparição do quadriculado, porém, pode ter origem em lendas históricas croatas

São Paulo

Finalista da Copa do Mundo da Rússia, a Croácia tem provavelmente a camisa mais inconfundível entre as seleções do futebol mundial. 

Chamada por eles mesmos de "tabuleiro de xadrez", a peça quadriculada remete ao brasão de armas do país, elaborado em 1991 após a independência da antiga Iugoslávia e presente na bandeira nacional. 

Em 1990, porém, a camisa foi utilizada pela primeira vez em um amistoso contra os Estados Unidos, antes mesmo do processo separatista, no que marcou a estreia croata em jogos oficiais. A primeira vez que a Croácia usou o uniforme em um grande evento foi na Eurocopa de 1996. Desde então, não larga o padrão xadrez.

Até a segunda camisa croata tem essa característica, variando a cor predominante da peça e como o xadrez é colocado. Na Copa do Mundo de 1998, sua primeira na história, era azul com o quadriculado na lateral da camisa. Na Rússia, utilizam azul escuro com o "tabuleiro" em dois tons distintos.

Os brasões foram modificados ao longo do tempo em razão das diversas mudanças políticas atravessadas pela Croácia. O xadrez vermelho e branco, porém, sempre esteve presente.

Há várias teorias sobre a origem do xadrez como símbolo croata. Uma delas diz que as cores fazem referência a duas etnias que formam a população do país, chamadas de Croácia Vermelha e Croácia Branca.

Uma outra versão defende que as cores fazem referência à origem do povo croata, onde atualmente se encontra o território do Irã, e que as bandeiras quadriculadas foram adotadas para identificar o grupo na viagem à Europa.

Outra corrente, esta mais folclórica, diz que o padrão foi adotado há dois séculos, depois que o rei Stejpan Drzislav venceu um jogo de xadrez contra um monarca da região onde hoje está a Itália.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.