Perto de estreia, Bolt ainda enfrenta dificuldades com o ritmo do futebol

Ex-velocista treina pelo Central Coast Mariners, da Austrália, e joga na sexta

Gosford (Austrália) | AFP

Usain Bolt, o superastro do atletismo, admitiu na terça-feira (21) que estava encontrando dificuldade para se adaptar ao ritmo do futebol profissional, mas disse que está trabalhando arduamente para melhorar seu condicionamento, antes de sua primeira partida amistosa, esta semana.

O atleta oito vezes campeão olímpico conseguiu uma oportunidade no Central Coast Mariners, da Austrália, para realizar seu sonho de uma carreira no futebol, e acelerou seu regime de treinamento desde que se uniu ao clube da A-League, na semana passada.

Ele fez um treinamento puxado com os colegas de equipe no centro de preparação da equipe em Gosford, uma cidade 75 quilômetros ao norte de Sydney, na terça-feira.

Depois de um aquecimento e de correr em torno do campo, ele participou do treino com bola e, embora seu desempenho nos passes seja bom, Bolt, 32, não se adaptou de imediato ao tipo de movimento requerido.

A falta de condicionamento dele para o futebol também parecia evidente, e ele parecia se cansar mais rápido e fazer mais pausas para repouso do que seus colegas.

Bolt admitiu dificuldades para se adaptar às paradas e retomadas constantes de movimento do futebol, por estar mais acostumado às disparadas rápidas do atletismo.

"O maior desafio para mim são as corridas e paradas, porque não estou acostumado a ganhar velocidade, depois desacelerar, e depois acelerar de novo", ele disse.

"Mas tudo gira em torno de treinar e me acostumar ao sistema., Tenho tempo, e por isso vou concentrar-me em aprender, e continuar me esforçando", disse Bolt.

O Mariners espera converter Bolt em jogador digno do Campeonato Australiano em tempo para o início da temporada 2018-19, no final de outubro, e o clube disse que ele pode está livre para continuar treinando e conquistar um contrato como jogador.

O clube fará um amistoso de pré-temporada na sexta-feira (31), contra uma equipe amadora, e Bolt deve disputar sua primeira partida de futebol por um clube profissional, mas vindo do banco.

"Imagino que ele jogará alguns minutos na sexta-feira", disse Mike Mulvey, o treinador do time, ciente de que milhares de torcedores devem aparecer, e de que a partida será transmitida ao vivo por um canal de TV paga.

Ele disse que o jamaicano estava "indo bem".

"As coisas que estamos pedindo que ele faça são coisas que ele não faz há alguns anos", disse o treinador.

"Ele jogou futebol durante sua carreira como atleta, nos intervalos entre os campeonatos de atletismo, e por isso tem rudimentos de técnica. Não é esse o problema. O problema é ganhar capacidade para jogar na velocidade que fazemos. É preciso tempo para ajuste".

Bolt dominou o atletismo desde que ganhou duas medalhas de ouro individuais na Olimpíada de Pequim, em 2008.

Ele conquistou mais seis ouros olímpicos e 11 títulos mundiais, antes de encerrar a carreira no ano passado para se dedicar à sua verdadeira paixão, o futebol. Bolt continua a deter o recorde mundial dos 100 metros rasos.

Ele disse que estava vendo melhoras em seu jogo, aos poucos.

"Para mim é importante entrar em forma e tocar na bola o máximo que puder. Quanto mais eu jogo, mais me sinto confortável", disse Bolt. "O foco é o mais importante, fazer o trabalho necessário, com inteligência e esforço, para chegar ao nível de que preciso para ser titular"

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.