Descrição de chapéu tênis

Djokovic vence Federer e se torna primeiro campeão de todos os Masters 1000

Sérvio enfim triunfa em Cincinnati e completa de forma inédita os nove torneios da série

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O tenista sérvio Novak Djokovic se tornou o primeiro a conquistar, em simples, todos os nove torneios da categoria Masters 1000, a mais importante após os Grand Slams, neste domingo (19), ao vencer o suíço Roger Federer na final de Cincinnati, por 2 sets a 0, duplo 6/4.

Os Masters 1000 existem desde 1990 e atualmente consistem em nove etapas, disputadas em Indian Wells, Miami, Madri, Roma, Canadá (alterna entre Toronto e Montreal), Cincinnati, Xangai e Paris. Nem Roger Federer e Rafael Nadal, rivais de Djokovic que venceram mais Slams que o sérvio, conseguiram ganhar todos os Masters.

Nas duplas, no entanto, o canadense Daniel Nestor e os irmãos americanos Bob e Mike Bryan já venceram os nove Masters.

Em Cincinnati, Djokovic já havia perdido cinco finais, mas quebrou o jejum com uma sólida apresentação contra Federer. Dos torneios de grande prestígio do tênis, o sérvio só não venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

Ex-líder do ranking e atual número 10 do mundo, Djokovic subirá quatro posições com o resultado e alcançará a sexta colocação. O sérvio despencou na lista da ATP no último ano após maus resultados e uma lesão séria no cotovelo, que exigiu uma cirurgia em fevereiro.

No entanto, Djokovic voltou a mostrar um bom nível durante a temporada de saibro, entre abril e maio, e se recuperou de forma definitiva na temporada de grama, conquistando o título de Wimbledon, seu 13º Slam e primeiro em dois anos.

Número 2 do ranking mundial, Federer disputou sua sexta final na temporada, sofrendo a terceira derrota. O suíço, que recentemente completou 37 anos, foi campeão do Aberto da Austrália, em Roterdã e em Stuttgart, mas ficou com vice-campeonato em Indian Wells, Halle e Cincinnati.

Na chave feminina, a holandesa Kiki Bertens, 17ª do ranking, venceu o maior título de sua carreira, virando por 2 sets a 1 contra a romena Simona Halep, número 1 do mundo, parciais de 2/6, 7/6 (8-6) e 6/2. 

O próximo grande torneio do circuito é o Aberto dos EUA, quarto e último Slam do ano, que começa em 27 de agosto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.