Em possível despedida de Cielo, Troféu José Finkel define equipe do Mundial

Competição se encerra nesta terça-feira, na piscina do Esporte Clube Pinheiros

O nadador Cesar Cielo comemora a vitória nos 100 m livre, no último domingo (26), válida pelo Troféu José Finkel, no Esporte Clube Pinheiros
O nadador Cesar Cielo comemora a vitória nos 100 m livre, no último domingo (26), válida pelo Troféu José Finkel, no Esporte Clube Pinheiros - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Marcelo Laguna
São Paulo

No dia que marcará aquela que provavelmente será a última prova oficial de Cesar Cielo no Brasil, o Troféu José Finkel de natação chega ao final nesta terça-feira (28) no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

A competição serve de seletiva da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para a disputa do Mundial de piscina curta (25 metros), marcado para Hangzhou, na China, em dezembro.

Em recente entrevista à Folha, Cielo, 31, disse que iria esperar até dezembro para definir se seguiria nadando mais uma temporada. Mas após sua vitória neste domingo (26), na prova dos 100 metros livre, deu a entender que a aposentadoria está próxima.

“Todos já me viram chorando com a medalha olímpica e, hoje (domingo), estou chorando de novo aqui no José Finkel. Pode ser meu último Campeonato Brasileiro. Isso faz a gente pensar em tudo que passou para chegar aqui e bater na frente. É algo que mexe muito com o atleta”, disse Cielo, em entrevista à TV CBDA após a prova.

Cesar Cielo chora durante entrevista
Cesar Cielo chora durante entrevista, após vencer os 100 m livre durante o Troféu José Finkel, no último domingo (26), no Pinheiros - Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Medalha de ouro nos 50 m livre na Olimpíada de Pequim-2008 e recordista mundial da distância, Cesar Cielo não conseguiu cravar o índice exigido pela CBDA para o Mundial, porém ficou perto.

A marca mínima estabelecida nos 100 m, baseada pela confederação nos tempos do Mundial de piscina curta de 2016, era de 46s77. Cielo, que compete pelo Pinheiros, venceu a final com o tempo de 46s83. O resultado, contudo, deverá assegurar sua presença na China.

Como decidiu levar uma equipe de 20 atletas, a CBDA estabeleceu que além dos índices por tempo, também estarão qualificados para o Mundial os nadadores com melhores índices técnicos obtidos no Finkel.

Até segunda (27), nove atletas tinham alcançado a classificação pelo índice de tempo. Entre eles, Vinicius Lanza, 21, do Minas Tênis Clube, que assegurou presença nos 200 m borboleta e 200 m medley, prova na qual quebrou o recorde sul-americano da distância (1min52s16).

Cielo teria uma das 11 vagas restantes pelo índice técnico. Este número pode diminuir de acordo com os resultados desta terça, quando serão realizadas as últimas dez provas do torneio.

Será a chance de Cielo obter também o índice nos 50 m livre, sua especialidade. As eliminatórias começarão às 9h30 e as finais às 17h30.

Além de Vinicius Lanza, já asseguram o índice por tempo para o Mundial da China os nadadores Luiz Altamir (200 m borboleta e 200 m livre), Caio Pumputis (200 m medley), Felipe Lima (50 m peito), Guilherme Guido (50 m costas e 100 m costas), Nicholas Santos (50 m borboleta), Breno Correia (220 m livre), Larissa Oliveira (100 m livre) e Etiene Medeiros (50 m costas).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.