Descrição de chapéu Agora Copa do Brasil

Em jogo com primeira revisão do VAR, Palmeiras empata com o Bahia

Árbitro anula expulsão de jogador da equipe baiana nas quartas da Copa do Brasil

São Paulo | Agora

A primeira mudança de marcação da arbitragem após consulta ao VAR (árbitro assistente de vídeo) em uma competição organizada pela CBF demorou 4min38s.

A revisão do lance aconteceu no empate entre Bahia e Palmeiras por 0 a 0, nesta quinta-feira (2), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

O árbitro Anderson Daronco assiste ao lance da penalidade contra o Bahia na Fonte Nova
O árbitro Anderson Daronco assiste ao lance da penalidade contra o Bahia na Fonte Nova - Jefferson Peixoto/Futura Press/Folhapress

O VAR foi consultado após o árbitro Anderson Daronco expulsar o defensor Gregore, do Bahia, que cometeu pênalti no palmeirense Arthur.

De acordo com as imagens da transmissão, Daronco expulsou o jogador 20 segundos após assinalar a falta. Ele foi cercado por cinco jogadores da equipe baiana, que reclamaram da marcação, e decidiu rever o lance no monitor 2min06s depois, após conversa com Leandro Vuaden, escalado como árbitro de vídeo da partida em Salvador.

Após conversar com o VAR enquanto revia a imagem da jogada por pelo menos seis vezes, Daronco decidiu voltar atrás e anular o cartão vermelho ao jogador do Bahia. Ele mostrou o amarelo no lugar.

No total, o jogo ficou paralisado por 6min04s até o reinício da partida para a cobrança de pênalti de Bruno Henrique, que acertou o travessão.

A demora na decisão é bem superior à média de paralisação na Copa do Mundo para a consulta da tecnologia. No Mundial da Rússia, o VAR levou em média 79,6 segundos, de acordo com a Fifa.

Daronco ainda teve a ajuda do árbitro de vídeo na expulsão do atacante palmeirense Deyverson, aos 45 minutos do segundo tempo, após uma cotovelada em Mena, do Bahia.

Logo após a agressão, o juiz da partida pediu calma aos jogadores para ouvir o que o árbitro de vídeo tinha a dizer e, na sequência, deu cartão vermelho. Assim, seguiu o protocolo da Ifab (International Football Association Board), órgão que regulamenta as regras do futebol, que permite o auxílio do árbitro de vídeo em lances passíveis de expulsão.

A CBF só fará avaliação sobre o uso do VAR após os jogos de volta das quartas de final, marcados para os dias 15 e 16 de agosto, data do segundo duelo entre Bahia e Palmeiras.

Para essa partida, a equipe alviverde já terá o técnico Luiz Felipe Scolari no banco de reservas. Nesta quinta-feira, o time foi comandado pelo ex-zagueiro Paulo Turra, auxiliar do treinador pentacampeão mundial, que será apresentado nesta sexta-feira.

Turra implantou o estilo de jogo que agrada ao chefe e escalou um homem fixo na frente (Deyverson).

O camisa 16 demonstrou vontade em campo e teve a chance de marcar de bicicleta nos primeiros minutos de jogo. O Palmeiras teve outras chances de abrir o placar, mas não foi competente. O Bahia também teve oportunidades, mas também não converteu.

Com o empate por 0 a 0, o vencedor do jogo de volta garante vaga na semi do torneio.

O árbitro de vídeo estreou na competição nacional na quarta-feira (1º).

Na ocasião, foi acionado apenas duas vezes, em lances de possíveis pênaltis nos jogos entre Santos x Cruzeiro e Corinthians x Chapecoense. Os árbitros das partidas, porém, só consultaram o VAR pelo ponto eletrônico e não revisaram o lance no monitor --as infrações realmente não aconteceram.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.