Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Histórico indica decisão do título nas duas últimas rodadas do Brasileiro

Se aproveitamento dos líderes for mantido, campeonato de 2018 terá definição apertada

Jogador do São Paulo, Rojas, comemora gol com os braços abertos, ao lado do goleiro do Vasco
João Rojas comemora, contra o Vasco, seu primeiro gol com a camisa do São Paulo - Paulo Whitaker/Reuters
Eduardo Geraque Luiz Cosenzo
São Paulo

O aproveitamento dos líderes no primeiro turno e o histórico da competição desde 2006 (quando passou a ter 20 times) indicam que a edição de 2018 do Campeonato Brasileiro será definida nas duas últimas rodadas.

Líder ao final do primeiro turno, o São Paulo somou 41 pontos na tabela. São três de vantagem sobre o Internacional, segundo colocado.

Na primeira posição, o time paulista estreia no segundo turno contra o Paraná, em Curitiba, às 19h30. No mesmo horário, a equipe gaúcha, segunda colocada, enfrenta o Bahia, em Salvador.

Se as duas equipes da ponta mantiverem o aproveitamento —o atual primeiro colocado tem 71,9%, e o segundo, 66,7%—, o título será decidido na 37ª e penúltima rodada.

O São Paulo chegaria para a rodada final com 79 pontos, contra 73 do Inter, seu principal concorrente no momento.

Nesse cenário, apenas Grêmio e Flamengo teriam condições de ultrapassar os dois primeiros colocados.
Para isso, precisariam repetir o desempenho do Corinthians no primeiro turno do ano passado, quando a equipe alvinegra fez 47 pontos —marca recorde.

Assim, o Grêmio completaria o returno com 84 pontos, contra 83 do Flamengo.

O melhor desempenho na segunda parte do campeonato pertence ao Palmeiras, que somou 44 pontos em 2016, quando a equipe conquistou o título do Brasileiro após 22 anos.

Das 12 edições de pontos corridos disputadas nos mesmos moldes até agora, em 7 o desempenho do campeão foi melhor no primeiro turno.

"Pesquisei sobre o segundo turno. Poucas equipes dão o chamado estirão com muitos pontos. Os jogos ganham uma dificuldade maior. O Corinthians fez 47 pontos no primeiro turno e 25 no segundo", disse Odair Hellmann, técnico do Internacional, sobre a campanha do campeão de 2017.

Se os números permitem à comissão técnica do time colorado sonhar com o título, do lado do São Paulo a liderança é vista com cautela.

"Faltam muitos jogos ainda. Vamos manter a humildade e pensar partida a partida. Precisamos manter para podermos construir um sonho", afirmou Diego Aguirre, que viu seu time liderar apenas 3 das 19 rodadas disputadas. O Flamengo liderou 13.

A conquista do campeonato na penúltima rodada, como indica a projeção, ocorreu apenas uma vez desde 2006. Em 2016, o Palmeiras faturou o título após vencer a Chapecoense, em casa, no 37º jogo.
O clube alviverde virou o turno com um ponto a mais do que o Atlético-MG.

Na antepenúltima rodada, o campeonato foi decidido duas vezes (2006 e 2014) —mesmo número da 34ª rodada, quando São Paulo, em 2007, e Cruzeiro, em 2013, se tornaram os campeões mais precoces até hoje. O time paulista terminou o turno inicial com sete pontos a mais que o vice-líder, enquanto os mineiros finalizaram com quatro a mais.

O campeão foi conhecido na 35ª rodada em três vezes.

Apesar de a definição não ficar para os jogos derradeiros desde 2011, o campeonato foi decidido mais vezes exatamente na 38ª rodada —quatro no total. Também foi assim nos anos de 2008, 2009 e 2010.
Em 2008 e 2009, a competição teve reviravoltas na tabela.

Ao encerrar o primeiro turno de 2008 com oito pontos a menos do que o então líder Grêmio, o São Paulo arrancou e foi tricampeão ao ganhar do Goiás por 1 a 0, fora de casa.

Na temporada seguinte, o Flamengo também atropelou na reta final. Na época, somou 29 pontos na primeira metade e 38 na segunda, totalizando 67 pontos —a menor pontuação de um campeão.

Em 2010, dependendo apenas de si no último jogo, o Fluminense venceu o Guarani e ficou com o troféu.
Um ano depois, o Corinthians ganhou o título na última rodada, após empatar em 0 a 0 com o Palmeiras.

Das 12 edições dos pontos corridos desde 2006, apenas em três vezes o líder do primeiro turno não acabou campeão: 2008, 2009 e 2012. Na última virada registrada, o Fluminense superou o Atlético-MG após terminar a primeira parte um ponto atrás.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.