Mundial de vela chega à reta final com Brasil perto de 6 vagas olímpicas

Competição terminará no domingo (12) e distribuirá 101 vagas para Tóquio-2020

Martine Graelk e Kahena Kunze no Mundial de vela
As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze venceram uma das regatas deste domingo (5), pelo Mundial de vela em Aahrus (DIN) - Jesus Renedo/SAILING ENERGY
São Paulo

O Campeonato Mundial de vela, que está sendo disputado em Aarhus (DIN), chega à sua fase decisiva nesta semana com o Brasil firme na briga por seis vagas na Olimpíada de Tóquio-2020.

A competição, que termina no próximo domingo (12), é o primeiro grande evento neste semestre que classifica para os Jogos Olímpicos no Japão.

No total, 101 vagas estão em disputa no Mundial.

Após as regatas deste domingo (5), o Brasil segue com boas chances de classificar barcos em seis das dez classes olímpicas, sendo que cinco delas já teriam assegurado um lugar em 2020 se a competição tivesse sido concluída.

As atuais campeãs olímpicas da classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze, são as que estão mais próximas do objetivo.

Neste domingo, elas voltaram a vencer uma regata em Aarhus e seguem em quinto na classificação geral, com 19 pontos perdidos.

Na 49erFX, estarão classificados os oito primeiros colocados. Apenas um barco por país terá direito à vaga em cada classe.

Também têm boas chances de assegurar a vaga neste Mundial a dupla Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino (Nacra 17), Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Patrícia Freitas (RS:X feminino) e Bruno Fontes (Laser).

Líder do ranking mundial da Finn, Jorge Zarif está em 11º. Porém, como ainda faltam cinco regatas para o final e há a limitação de um barco por país, ele segue como favorito para brigar por uma vaga em Tóquio-2020.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.