Por contrato, Neymar destina 85% do lucro com publicidade aos pais

Atleta fica com 15% dos contratos geridos por empresa de familiares

O atacante brasileiro Neymar observa a bola nas redes após converter o pênalti na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Guingamp no sábado (18), pelo Campeonato Francês
O atacante brasileiro Neymar observa a bola nas redes após converter o pênalti na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Guingamp por 3 a 1 no sábado (18), pelo Campeonato Francês - LOIC VENANCE/AFP
S√£o Paulo

Jogador mais caro do mundo, ap√≥s sua transfer√™ncia de 222 milh√Ķes de euros (cerca de R$ 1 bilh√£o) para o PSG em 2017, Neymar √© um dos atletas mais bem pagos tamb√©m como garoto-propaganda. Com 13 patrocinadores, ele faturou em torno de R$ 100 milh√Ķes com publicidade na √ļltima temporada.

A maior parte do que o camisa 10 do PSG arrecada com sua imagem vai para a NR Sport, gerida pelo pai do atacante, Neymar da Silva Santos, que tem a mãe do jogador como sócia. Segundo contrato ao qual a Folha teve acesso, a firma da família fica com 85% do lucro com campanhas publicitárias feitas pelo atleta.

Desde 2006, o jogador de 26 anos repassou seus direitos de imagem √† empresa dos pais. Por contrato, Neymar fica com 15% de todos os ganhos de licenciamento que tiverem em seu escopo a necessidade de realiza√ß√£o de di√°rias de grava√ß√£o, apari√ß√Ķes pessoais ou participa√ß√Ķes em eventos.

Os valores que a NR Sport recebe de cada parceiro variam de acordo com os termos dos contratos negociados.

Com a Procter & Gamble, uma das principais parceiras do atleta com a marca Gillette, Neymar assinou contrato de US$ 7,1 milh√Ķes (R$ 28 milh√Ķes) por dois anos, conforme revelou a Folha no fim de julho.

O acordo ainda prev√™ mais US$ 250 mil (R$ 1 milh√£o) por evento extra com 1 hora de dura√ß√£o e US$ 500 mil (R$ 2 milh√Ķes) por di√°ria de grava√ß√£o extra de 4 horas al√©m das que j√° est√£o previstas na documenta√ß√£o.

O jogador já chegou a ter pelo menos 25 patrocinadores ao longo da carreira. Todos esses acordos foram feitos pelo pai do atleta, sócio da NR Sport. O primeiro contrato assinado por Neymar com a empresa foi em 11 de maio de 2006. O jogador tinha 14 anos.

Na ocasião, o pai e a mãe do atleta assinaram não apenas como representantes da NR Sport, mas também do jogador, então menor de idade, não era legalmente responsável por seus atos. O contrato cede a totalidade da exploração da imagem à empresa comandada pelos pais.

‚ÄúO contrato estabelece termos e condi√ß√Ķes de cess√£o de 100% de todo o direito de imagem pertencente ao cedente (Neymar Jr.)‚ÄĚ, diz a primeira cl√°usula do documento, que tem 11 p√°ginas.

‚ÄúO cedente cede √† cession√°ria (NR Sport) em car√°ter exclusivo a utiliza√ß√£o da imagem, voz, marca e nome do esportista para ser utilizada para a realiza√ß√£o de campanhas publicit√°rias, atividades promocionais e ativa√ß√Ķes de marca para toda e qualquer marca que a cession√°ria entenda por bem em ceder, para qualquer pa√≠s do mundo, em todas as m√≠dias‚ÄĚ, continua.

O contrato ainda exige uma conduta exemplar de Neymar J√ļnior no aspecto disciplinar.

‚ÄúO cedente se compromete em manter sua imagem √≠ntegra, abstendo-se de praticar qualquer ato contr√°rio a moral e aos bons costumes ou que possa afetar de forma negativa a sua imagem ora cedida para a cession√°ria‚ÄĚ, diz o segundo par√°grafo da cl√°usula dois da documenta√ß√£o.

Em 2012, o contrato original de Neymar com a empresa de seus pais sofreu seu primeiro aditamento. No dia 25 de junho daquele ano, o atleta acordou que a NR Sport lhe pagaria pela cess√£o dos direitos da imagem, nome comercial e marca a ser criada, mas que o pagamento seria de conformidade com o contrato que fosse celebrado. E poderia ser gratuito, de acordo com a vontade do jogador.

No dia 22 de outubro de 2013, após a transferência ao Barcelona, o jogador assinou um novo acordo de prestação de serviços com a NR Sport, válido por um ano e renovável sucessivamente pelo mesmo período dependendo da vontade das partes.

Nesse documento fica estabelecida a divisão de 15% de honorários ao atleta nos acordos de publicidade. O percentual tem como base de cálculo o valor líquido recebido pela empresa dos pais do atleta, ou seja, com a dedução dos impostos, taxas e demais tributos, em valor nunca inferior a R$ 500 mil anuais.

Enquanto o atacante ainda defendia o Barcelona, o valor cobrado normalmente pelos representantes do jogador era de R$ 3,5 milh√Ķes para um contrato no Brasil e 3,5 milh√Ķes de euros (R$ 13 milh√Ķes) por ano em n√≠vel global.

A Folha procurou a NR Sport para comentar os contratos, mas a empresa respondeu que a forma como a NR Sports faz seus negócios é de exclusividade dela e dos seus clientes.

No momento, Neymar descarta mudar a gest√£o de sua carreira comercial, mesmo com a recente crise de imagem passada pelo jogador, ap√≥s o excesso de simula√ß√Ķes de faltas na Copa do Mundo e um comercial com a Gillette que gerou cr√≠ticas. O pai do atleta seguir√° dando a palavra final em todos os contratos.

Em 2015, a Receita Federal autuou Neymar em R$ 188 milh√Ķes por sonega√ß√£o de impostos por meio de tr√™s empresas, entre elas a NR Sport. 

Em agosto de 2017, o jogador acertou pagar R$ 8 milh√Ķes, ap√≥s julgamento do Carf ‚ÄĒ√ļltima inst√Ęncia para recursos de a√ß√Ķes por tributos.

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