Pupilo de Robert Scheidt, Zarif vence primeira regata do Mundial de vela

Competição na Dinamarca distribui 101 vagas para a Olimpíada de Tóquio, em 2020

São Paulo

Observado de perto pelo seu treinador, Robert Scheidt, e pelo coordenador técnico da seleção brasileira, Torben Grael, o velejador Jorge Zarif começou com vitória sua participação no Campeonato Mundial de vela de classes olímpicas, que começou nesta quinta-feira (2) em Aarhus, na Dinamarca.

O velejador brasileiro Jorge Zarif compete sob olhares de Torben Grael e Robert Scheidt
O velejador brasileiro Jorge Zarif compete sob olhares de Torben Grael e Robert Scheidt - Jesus Renedo/Sailing Energy/Divulgação

​Zarif venceu a primeira regata da classe Finn (flotilha amarela), e lidera a classificação com um ponto perdido, ao lado do croata Josip Olujic, vencedor da flotilha azul.

A competição prosseguirá nesta sexta-feira (3), a partir das 7h (horário de Brasília), com as provas das classes Finn, 470 (feminina e masculina), além das estreias da Laser e Laser Radial.

Scheidt e Grael são os maiores medalhistas olímpicos da história do Brasil, com cinco medalhas cada na vela. O atual treinador de Zarif tem dois ouros, duas pratas e um bronze no currículo, e o coordenador técnico ganhou dois ouros, uma prata e dois bronzes.

Pela classe 470, Henrique Haddad e Felipe Brito ficaram em 11º lugar e Geison Mendes e Gustavo Thiesen terminaram em 19º nesta quinta. Medalhista de bronze em Pequim-2008, Fernanda Oliveira ficou em 18ª ao lado de Ana Barbachan.

Campeãs olímpicas no Rio-2016, Martine Grael e Kahena Kunze estreiam no sábado (4) pela classe 49er FX.

O Mundial irá até 12 de agosto e reunirá as dez classes do programa dos Jogos de Tóquio-2020. No total, a competição distribuirá 101 vagas para a próxima Olimpíada.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.