Descrição de chapéu Agora Copa do Brasil

Rivais, Flamengo e Corinthians se unem para dominar mercado

Donos de 32% da preferência dos torcedores, clubes negociam juntos

Torcida do Flamengo na partida de quarta (15) contra o Grêmio pela Copa do Brasil, no Maracanã
Torcida do Flamengo na partida de quarta (15) contra o Grêmio pela Copa do Brasil, no Maracanã - Nayra Halm/Fotoarena/Folhapress
São Paulo | Agora

Donos das maiores torcida do país, Flamengo e Corinthians se enfrentarão na semifinal da Copa do Brasil, em setembro. Rivais em campo, os clubes vivem sintonia fora dele, com ações em conjunto e um objetivo em comum: dominar o mercado do futebol brasileiro.

Na última década, as equipes convergiram em negociações de direitos de transmissão de TV, quando lideraram movimento contra a negociação coletiva, que era feita pelo Clubes dos 13 até 2011.

No plano de serem hegemônicas no mercado do futebol brasileiro, enxergam potencial para repetir um cenário visto, por exemplo, na Espanha, onde Real Madrid e Barcelona dividem as torcidas e, consequentemente, as receitas do futebol local. O que até agora não se confirmou.

 
 

“A relação de Flamengo e Corinthians é muito boa. São dois clubes com interesses comuns. Times com a grandeza de Flamengo e Corinthians precisam deixar a rivalidade de lado”, afirma à Folha Eduardo Bandeira de Melo, presidente do Flamengo.

Bandeira de Melo afirmou que os departamentos de marketing ainda não fecharam uma divulgação especial para divulgar o confronto, mas falou que algo deve ser analisado pelas duas partes.

Os clubes já convergiram e atuaram juntos em negociações. O último caso foi na venda dos direitos pelas placas de publicidade nos campos no Campeonato Brasileiro.

As duas equipes furaram o acordo coletivo proposto pela CBF, onde o valor recebido por cada clubes seria de cerca de R$ 5 milhões. Negociaram individualmente por R$ 12 milhões. O Corinthians confirmou o acerto e o Flamengo diz que ainda faltam detalhes para o acordo ser oficializado.

“Corinthians e Flamengo são rivais, mas não disputam mercado. Cada clube tem a sua área de atuação nas mais diversas regiões do Brasil”, diz o diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg.

O confronto entre os dois clubes divide o mapa do Brasil. Corintianos e flamenguistas amealham quase um terço de fãs de futebol, ou 32% da fatia de torcedores no cenário nacional, segundo pesquisa do Datafolha. Tecnicamente, as torcidas estão empatadas. O Flamengo aparece com 18% da preferência dos torcedores. O Corinthians tem 14%. Há empate no limite da margem de erro da pesquisa, de janeiro de 2018.

O Corinthians leva vantagem na região Sudeste, onde aparece com 19% da preferência dos torcedores, enquanto o Flamengo tem 14%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos no recorte regional, as equipe estão tecnicamente empatadas.

Já a região Norte garante ao Flamengo a liderança. Os cariocas ostentam uma preferência de 37%. O Corinthians surge em segundo lugar, com 8% das intenções. Tal situação se repete no Nordeste, onde a equipe rubro-negra atinge a marca de 23%, contra 9% do clube paulista.

Dentro de campo, os rivais já realizaram jogos emocionantes. Pela Copa do Brasil, o grande duelo aconteceu na edição de 1989, pelas quartas. Na partida de ida, o time carioca venceu por 2 a 0. Na volta, no Pacaembu, Zico fez 1 a 0, o Corinthians virou para 4 a 1 com gol olímpico de Neto e já festejava a classificação quando Júnior diminuiu o placar e deu a vaga ao Flamengo.

Pela Libertadores, os times se enfrentaram em 2010, pelas oitavas. O Flamengo venceu no Rio por 1 a 0, perdeu em São Paulo por 2 a 1. Por ter feito um gol na casa do adversário, os cariocas avançaram.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.