São Paulo supera campanhas dos títulos e tenta seu melhor 1º turno

Time precisa vencer na próxima rodada para superar desempenho de 2007

Diego Souza comemora gol marcado pelo São Paulo em vitória sobre o Sport
Diego Souza comemora gol marcado pelo São Paulo em vitória sobre o Sport - Fabiano Mesquita /FramePhoto/Folhapress
Luiz Cosenzo
São Paulo

​Desacreditado no início da temporada, o São Paulo se candidata a cada rodada como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, torneio que não vence desde 2008, quando conquistou o terceiro título consecutivo.

O clube do Morumbi agora tem a chance de fazer o seu melhor primeiro turno caso vença a Chapecoense no próximo domingo (19), no Morumbi. Há onze anos, terminou a primeira metade do campeonato com 40 pontos.

Com a vitória sobre o Sport por 3 a 1, no domingo (12), na Ilha do Retiro em Recife, o time atingiu sua maior pontuação até a 18ª rodada desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 clubes no formato atual.

Com 38 pontos, superou o desempenho de 2007. Na oportunidade, a equipe conquistou um ponto a menos em relação à atual edição após o término da penúltima rodada do primeiro turno. 

 

Se triunfar, encerrará a primeira metade do Brasileiro com a quarta melhor campanha até esta fase do campeonato. O desempenho só será inferior ao do Corinthians, que somou 47 pontos no ano passado, e do Atlético-MG e Cruzeiro --somaram 43 pontos em 2012 e 2014, respectivamente.

Desses, o único que não faturou o título foi o Atlético-MG --o Fluminense foi o campeão. Outro que ficou sem a taça após não "ganhar" o primeiro turno foi o Flamengo em 2009.

 

"Em nenhum momento eu iria falar que o São Paulo é favorito. Estamos bem, em um campeonato difícil, com muito jogo pela frente. Temos que trabalhar cada vez mais, porque tem muito jogo e vamos encontrar muitas dificuldades. Não podemos falar de favorito, de campeão, nada", afirmou Diego Aguirre

 

Um dos trunfos do time são-paulino para liderar o Nacional é o aproveitamento como visitante. Até agora, a equipe conquistou 56,6% dos pontos longe do Morumbi, contra 50% do Flamengo, que ocupa a vice-liderança com 37 pontos. 

O time rubro-negro se mantém na cola com o desempenho dentro do Maracanã. Em casa, teve 83,3% de aproveitamento. Com o apoio da sua torcida, venceu o Cruzeiro por 1 a 0, neste domingo (12).
Um dos trunfos do São Paulo tem sido o seu lado esquerdo. Contra o Sport, a equipe dirigida por Aguirre explorou bem o setor e criou as melhores chances com o lateral Reinaldo e o meia-atacante Everton. 

Neste domingo, o primeiro gol da vitória surgiu exatamente por ali. Aos 30 minutos, o meia Gabriel, do time pernambucano, adiantou a bola quando tentou sair jogando e viu Reinaldo tocar de primeira para Éverton, que cruzou para Diego Souza. O centroavante dominou, esperou a queda do goleiro Magrão e empurrou para as redes. 

Foi a sexta assistência do camisa 22, líder do quesito no Nacional. O jogador foi contratação mais cara do clube do Morumbi na temporada --custou R$ 15 milhões junto ao rival Flamengo.

Com a vitória parcial, o São Paulo cadenciou o ritmo da partida e aumentou o placar logo no início do segundo tempo. Aos 6 minutos, Nenê abriu para Rojas e, após jogada individual do equatoriano, recebeu de volta para finalizar e marcar o segundo.

Ele e Nenê, que eram contestados no início do ano, são os artilheiros do clube em 2018, com 11 gols. 
Com a tranquilidade no placar, Aguirre substituiu os dois jogadores e viu o Sport diminuir em uma cobrança de falta de Marlone. 

Quando o Sport ameaçava uma pressão na busca pelo empate, o meio-campista Hudson, um dos melhores em campo, fez lançamento para Tréllez, que invadiu a área e chutou duas vezes para definir o placar.

"O time mostrou maturidade. Temos jogadores de alto nível e que sabem jogar jogos decisivos. E para nós são todas [partidas] finais. Os jogadores tiveram uma ótima resposta, lutaram e, na hora de jogar bola, ganharam merecidamente. Estou contente. Falta muito, mas o time vai se sentindo com mais segurança", afirmou o uruguaio.

 

Antes de tentar obter mais uma vitória no Brasileiro, o São Paulo voltará suas atenções para a Copa Sul-Americana. Na quinta (16), o clube encara o Colón na Argentina. 

Como perdeu a partida de ida por 1 a 0, no Morumbi, o time precisará vencer por dois gols de diferença.
Aguirre assegurou que levará o que tem de melhor para o jogo decisivo, que será realizada três dias antes do confronto contra a Chapecoense. 

"Não dou prioridade ao Campeonato Brasileiro. São duas competições importantes e queremos passar. Teremos um time muito forte na Argentina [na quinta]", afirmou Diego Aguirre. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.