Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Técnico do Flamengo supera pressão com conversa, estudos e resultados

Maurício Barbieri, 36, conquista torcida e atletas com sinceridade e liderança do torneio

Luiz Cosenzo
São Paulo

Estudioso, detalhista e transparente. Segundo pessoas que trabalham com Maurício Barbieri, 36, essas são as características que fizeram o técnico do Flamengo superar o anonimato, a desconfiança dos torcedores e a pressão de dirigentes para ser efetivado como comandante do clube.

Aos 36 anos, ele é o treinador mais novo da Série A do Campeonato Brasileiro.

Mauricio Barbieri é formado em Esporte pela Universidade de São Paulo
Mauricio Barbieri é formado em esporte pela Universidade de São Paulo - Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação

Barbieri assumiu o clube interinamente no final de março, logo após a demissão de Paulo César Carpegiani, que não conseguiu classificar o time para a final do Estadual do Rio. Em três meses, o técnico convenceu a parcela da diretoria que defendia a contratação de alguém mais experiente para ocupar o cargo.

Barbieri colocou o Flamengo nas oitavas de final da Libertadores, classificou a equipe para as quartas da Copa do Brasil e assumiu a liderança do Brasileiro, o que não ocorria desde maio de 2011.

No total, já são 13 rodadas na ponta da competição.

A equipe carioca pode ampliar a marca neste sábado (4), quando enfrenta o Grêmio, às 19h, em Porto Alegre.

O time possui 34 pontos, contra 32 do vice-líder São Paulo, que enfrenta o Vasco no domingo (5), no Morumbi.

"De início não projetava uma ascensão tão rápida. É o maior desafio da minha carreira, e assumir com o apoio da torcida é um incentivo maior", disse Barbieri, que foi contratado em janeiro para ser auxiliar na comissão técnica permanente do clube.

Diferentemente da maioria dos técnicos da elite do Brasileiro, ele não foi jogador profissional. Filho de professora universitária, trocou o sonho de jogar bola pelos estudos assim que foi aprovado na graduação em esporte na USP.

Aos 22 anos, ele se mudou para o Porto (POR) e estudou em uma universidade local.

Pouco tempo depois, conseguiu estágio nas categorias de base do tradicional time que leva o nome da cidade, na época dirigido por José Mourinho.

Ele teve pouco contato com o hoje badalado treinador do Manchester United, mas suficiente para aderir à metodologia de trabalho do português e tentar implantá-la em times brasileiros.

O seu melhor trabalho até então havia sido no Red Bull, quando chegou por dois anos consecutivos às quartas de final do Campeonato Paulista. Barbieri também trabalhou no Guarani, onde ficou apenas 35 dias, Desportivo Brasil e Audax Rio, quando conseguiu o acesso à primeira divisão do Rio de Janeiro.

"Apesar de ser novo, o Barbieri é uma pessoa muito inteligente. É perfeccionista, tem um trabalho de campo bem didático, em que mostra a situação real que vai acontecer no jogo. Ele também sempre escuta os jogadores para ter um feedback", disse o ex-jogador Fumagalli, que trabalhou com ele no Guarani.

"Os resultados não encaixaram. Dominávamos a partida, finalizávamos a todo instante, mas tomávamos um gol e cedíamos o empate. Se ele tivesse um pouco mais de tempo, teria tido sucesso aqui", afirmou Umberto Louzer, 39, atual treinador do time de Campinas e que foi auxiliar do hoje comandante do Flamengo.

O treinador do clube carioca é elogiado também pela transparência com os atletas.

O trabalho "olho no olho" é apontado como um dos trunfos do seu sucesso no Flamengo. Quando assumiu, foi muito questionado sobre como seria colocar jogadores experientes na reserva.

Nos últimos jogos, Barbieri tem deixado o zagueiro Juan, 39, no banco de reservas. Léo Duarte, 22, virou titular.

"Achei que essa situação [inexperiência] poderia atrapalhá-lo no Flamengo, mas a gente vê que todos gostam dele. Ele ganha a confiança dos atletas porque é um treinador honesto. Chama o jogador e conversa o porquê das mudanças, disse Edmilson, 35, ex-atacante de Vasco e Palmeiras e que trabalhou com Barbieri no Red Bull.

O mês de agosto será desafiador para que Barbieri permaneça com a confiança do elenco e da torcida. Nas próximas semanas, o time disputará vagas nas quartas de final da Libertadores e na semifinal da Copa do Brasil.​

Maurício Barbieri, 36

Aos 22 anos, fez estágio nas categorias de base do Porto (POR), que era dirigido por José Mourinho. Ganhou a primeira oportunidade no futebol brasileiro em 2004, quando trabalhou nas categorias de base do Audax São Paulo. Oito anos depois, obteve o acesso à primeira divisão do estadual com o Audax Rio. Dirigiu ainda Red Bull, Guarani e Desportivo Brasil antes de assumir o Flamengo.

Grêmio x Flamengo
19h30, Arena do Grêmio
Na TV: pay-per-view

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.