Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Brasileiro de 2018 está entre os mais equilibrados dos pontos corridos

Oito pontos separam líder e 6º lugar, menor marca após 25 rodadas, ao lado de 2009, 2010 e 2011

O uruguaio Diego Aguirre, técnico do líder São Paulo
O uruguaio Diego Aguirre, técnico do líder São Paulo - Paulo Whitaker - 16.set.18/Reuters
Luiz Cosenzo
São Paulo

A edição deste ano do Brasileiro é uma das mais equilibradas da história dos pontos corridos desde 2006 —quando o torneio passou a ser disputado no formato atual, com 20 equipes—, ao lado das de 2009, 2010 e 2011.

Nesses anos, a diferença do primeiro para o sexto lugar após 25 rodadas foi de apenas oito pontos. Mesma distância do atual líder São Paulo, com 50 pontos, para o Atlético-MG, que está em sexto, com 42.

A equipe tricolor recuperou a primeira posição na última rodada, quando empatou com o Santos por 1 a 1, na Vila Belmiro, e viu o Internacional ser derrotado pela Chapecoense por 2 a 1, fora de casa. 
Se o time gaúcho empatasse aquele jogo, o que aconteceria se Leandro Damião não desperdiçasse um pênalti nos acréscimos do segundo tempo, ele ocuparia hoje a liderança nos critérios de desempate, com melhor saldo de gols.

“Quero a liderança em novembro, e é difícil porque há muitos jogos pela frente”, disse o técnico são-paulino, Diego Aguirre. “Eu sempre falo a mesma coisa, e gosto de repetir: ninguém fala de título, favoritismo, nada disso. A única coisa que falamos é sobre trabalhar para ganhar o próximo jogo”, completa.

O discurso precavido do treinador uruguaio tem fundamento. Nas outras edições em que a diferença entre os principais postulantes ao título não passava dos oito pontos, o campeão só foi decidido na última rodada. E apenas em 2010 o líder na 25ª rodada acabou ficando com a taça.

Naquele ano, o Fluminense ficou com o título brasileiro após somar dois pontos a mais que o Cruzeiro, o segundo colocado (71 a 69).

Nas outras duas vezes que o campeonato mostrava equilíbrio semelhante, o campeão não ocupava a liderança.

Em 2009, o Flamengo saiu da sétima colocação na 25ª rodada para conquistar o título —assumiu a ponta na penúltima rodada. Já em 2011, o Corinthians estava na quarta posição a esta altura do torneio.

O clube rubro-negro tem até hoje o pior desempenho de um campeão —aproveitamento de 59% dos pontos disputados. Atualmente, o São Paulo tem 66,7%.

O equilíbrio é tão grande que o São Paulo pode terminar a 26ª rodada na terceira posição caso perca para o América-MG neste sábado (22),  às 16h, no Morumbi.

Se for derrotado, o clube poderá ser ultrapassado por Inter e Palmeiras. A equipe colorada visita o Corinthians neste domingo (23), às 16h, no Itaquerão. Com 47 pontos, o clube alviverde encara o Sport, também neste domingo, às 18h, na Ilha do Retiro.

O time de Felipão tanto pode assumir a ponta como despencar para a quinta colocação em caso de vitórias do Flamengo sobre o Atlético-MG e do Grêmio diante do Ceará.

“O Grêmio tem que fazer ao menos 10 pontos nos próximos quatro jogos [equivalente a três vitórias e um empate]. Os próximos jogos serão importantes para ver o que faremos no Brasileiro”, disse técnico gremista Renato Gaúcho. Além do Ceará, o time enfrenta nas próximas rodadas Fluminense (fora), Bahia (em casa) e Palmeiras (fora).

Um triunfo por dois gols de diferença sobre o Flamengo e uma derrota do Grêmio também pode fazer o Atlético-MG saltar da sexta para a quarta posição. Atualmente, o clube mineiro soma 42 pontos.

“É mais uma final para provar que temos capacidade de estar entre os primeiros e brigar pelo título.

Enquanto tivermos esperança, vamos brigar. É mais um momento para provar que temos capacidade”, disse Luan, do Atlético-MG.

Dos seis primeiros colocados apenas, São Paulo, Inter e Atlético-MG tem atenção exclusiva no Brasileiro.

O Palmeiras segue na briga também pela Libertadores e Copa do Brasil, enquanto o Flamengo continua na luta pelo torneio nacional e o Grêmio pela competição continental. 

São Paulo terá quatro desfalques para jogo contra o América-MG

Mesmo com apenas uma competição pela frente, o São Paulo não contará com sua força máxima para a partida contra o América-MG neste sábado (22|), às 16h, no Morumbi.

Aguirre não terá quatro jogadores considerados titulares: Everton e Bruno Peres, machucados, além de Rojas e Bruno Alves, suspensos.

O treinador deverá optar por Régis na lateral direita e Reinaldo na esquerda. Arboleda e Anderson Martins devem ser os zagueiros titulares.

O meio de campo poderá ser formado por Jucilei, Hudson e Liziero. Já Nenê, Everton Felipe e Diego Souza devem formar o setor ofensivo.

SÃO PAULO
AMÉRICA-MG
16h, Morumbi
Na TV: Pay-per-view

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.