Osaka, 20, vence Serena nos EUA e é 1ª japonesa a ganhar Grand Slam

Japonesa conquista seu primeiro Slam em jogo com discussão entre americana e árbitro

A japonesa Naomi Osaka comemora ponta durante a vitória sobre a americana Serena Williams
A japonesa Naomi Osaka comemora ponta durante a vitória sobre a americana Serena Williams - Adam Hunger/Associated Press
São Paulo

A tenista japonesa Naomi Osaka, 20, confessou que, quando criança, sonhava em disputar uma final de Grand Slam fazendo o papel de Serena Williams, de quem é fã declarada.

Não apenas disputou um jogo contra seu ídolo como a derrotou de forma inapelável.

A japonesa conquistou neste sábado (8) o Aberto dos Estados Unidos, ao derrotar a americana por 6-2 e 6-4, em um jogo marcado por uma incrível polêmica entre Serena e o árbitro português Carlos Ramos. 

Revoltada com uma advertência durante a partida, por ter recebido uma orientação de seu treinador Patrick Mouratoglou, Serena passou a reclamar acintosamente com o juiz, acusando-o de estar "roubando". A atitude lhe custou, inclusive, um game.


Todo este clima pesado, porém, foi ignorado por Naomi Osaka em toda a partida.
 
Ela tornou-se a primeira representante do tênis japonês a vencer um torneio da série Grand Slam. Foi também sua segunda vitória seguida sobre Serena Williams.

Logo no terceiro game do jogo deste sábado, a japonesa quebrou o saque de Serena, fazendo-a correr de um lado para outro da quadra. No game seguinte, Naomi voltou a mostrar muita consistência e abriu 3-1.

A situação no primeiro set se complicou para a americana no game seguinte. Ao forçar o saque, voltou a cometer uma dupla falta e com um erro não forçado, viu a rival abrir 4-1, para surpresa de muitos que lotavam as arquibancadas do Estádio Arthur Ashe.

Mesmo com apenas 20 anos, a japonesa não se deixou pressionar pela inesperada vantagem e conseguiu fechar o primeiro set em 6-2, em apenas 34 minutos.

O jogo ficou mais equilibrado no segundo set. Depois de levar uma advertência por causa de ter recebido orientação de seu treinador Patrick Mouratoglou, Serena Williams começou a pressionar mais a japonesa. Até conseguir quebrar o saque da rival no terceiro game.

A vantagem não durou muito, pois no game seguinte, após duas duplas faltas da americana, Naomi Osaka voltou a quebrar o saque de Serena Williams. Revoltada, a americana arrebentou a raquete no final do game e levou uma nova advertência, que lhe custou um ponto no início do novo game.

"Eu nunca trapaceei na minha vida, você me deve desculpas. Não fale mais comigo, você está me roubando", começou a gritar Serena com o árbitro português Carlos Ramos, reclamando da marcação e provocando vaias dos torcedores.

A confusão não abalou Naomi Osaka, que voltou a fechar seu game. Descontrolada, Serena continuou discutindo com o juiz, chamando-o de mentiroso e dizendo que ele nunca mais iria apitar um jogo dela. Com isso, ela levou uma nova advertência e perdeu um game.

A americana, visivelmente alterada, chamou a presença do árbitro geral, mas nem com toda a sua reclamação fez o árbitro voltar atrás na marcação.

Com 3-5 no placar, a americana tentou retornar mentalmente à partida e de forma indiscutível, fechou o game a seu favor. Antes de voltar à cadeira, novamente foi reclamar com os árbitros gerais.

Tudo isso não abalou Naomi Osaka, que no game seguinte, sacando de forma espetacular, fechou o set em 6-4 e conquistou seu primeiro Grand Slam de sua vida.

Antes, já havia derrotado a americana no Torneio de Miami por 2 a 0, em março deste ano.

Na premiação, para tentar conter as vaias da torcida, Serena Williams tomou o microfone e elogiou a performance para Naomi Osaka, que também chorava, constrangida por todo o clima criado durante a partida. Mal conseguia sorrir.

"Sempre torci por ela por causa de atitudes como esta. Sempre foi um sonho jogar contra ela numa final do Aberto dos Estados Unidos. Muito obrigado por jogar comigo", disse Naomi Osaka, em direção à sua adversária.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.