Escolha de Jair Ventura mostra busca do Corinthians por retomada de estilo

Após fracasso no Santos, técnico pode recuperar no novo clube sua ideia de jogo

São Paulo

Anunciado nesta quinta (6) como novo técnico do Corinthians, Jair Ventura, 39, chega ao clube para recuperar a boa imagem construída no Botafogo e que o levou ao Santos, onde fracassou.

O treinador deve ser apresentado nesta sexta (7) e já estará no banco de reservas no clássico de domingo (9), contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 2016, Jair Ventura assumiu o Botafogo na zona de rebaixamento, em agosto, e terminou o Brasileiro em quinto lugar, levando o time à Copa Libertadores no ano seguinte.

Com um elenco modesto em relação a investimentos e nomes de peso, apostou em um estilo de futebol mais reativo, postado na defesa e que buscava os contra-ataques para chegar ao gol adversário.

Deu certo. A proposta de jogo colocada em prática fez figuras como o volante Bruno Silva e o centroavante Roger, este último atualmente no Corinthians, se destacarem.

Na Libertadores, levou o Botafogo até as quartas de final, caindo para o Grêmio, que mais adiante seria o campeão.

Jair Ventura deixou o Botafogo no fim do ano passado para assumir o Santos. Saiu do Rio com 52,6% de aproveitamento nas 95 partidas em que comandou o time (43 vitórias, 21 empates e 31 derrotas).

No clube paulista, experimentou uma nova maneira de jogar, mas que não teve sucesso. Sob a pressão de montar um time com “DNA santista”, uma espécie de selo que os torcedores e o próprio clube usam para exaltar o futebol ofensivo, o treinador tentou atender às expectativas, mas não conseguiu encontrar soluções para a falta de peças que lhe permitissem um estilo de jogo que agradasse a todos. Não soube sair das amarras da obrigação de atacar.

Eliminado na semifinal do Paulista para o Palmeiras e com o Santos na zona de rebaixamento do Brasileiro, Jair Ventura não resistiu aos maus resultados e foi demitido.

Com um dos piores desempenhos entre os treinadores santistas neste século, o carioca encerrou a passagem pela Vila Belmiro com 44% de aproveitamento em 39 jogos à frente do time (14 vitórias, 10 empates e 15 derrotas).

No Corinthians, o técnico não encontrará um cenário muito distinto ao do Santos no que remete à montagem da equipe, que perdeu desde a Copa do Mundo titulares importantes como Balbuena, Maycon e Rodriguinho.

Sob o comando de Osmar Loss, a equipe alvinegra sofreu 22 gols em 25 partidas. Além disso, perdeu 10 jogos dos 25 que disputou.

Números altos para um clube que se acostumou a perder pouco e a terminar campeonatos com a defesa mais sólida.

Nos Brasileiros de 2011, 2013, 2015 e 2017, o Corinthians registrou os melhores índices defensivos. Em três dessas edições (2011, 2015 e 2017), sagrou-se campeão.

A expectativa com a contratação de Jair Ventura é que o Corinthians retome o melhor de seu perfil na década. Isso viria com o resgate do treinador ao estilo que marcou seu bom trabalho no Botafogo, reconstruindo a equipe a partir do sistema defensivo.

Para executar o plano, porém, ele não terá muito tempo. No domingo, depois de pouquíssimo contato com os jogadores, já terá o clássico com o Palmeiras pela frente. Na próxima quarta (12), vai encarar o Flamengo, no Maracanã, no confronto de ida da semifinal da Copa do Brasil

O torneio mata-mata, aliás, é tratado pela diretoria como prioridade, porque vê a competição como a única chance viável de levantar um título no segundo semestre.

No Brasileiro, o Corinthians ocupa a oitava posição, com 30 pontos, 16 a menos do que o líder Internacional, passadas 23 rodadas da competição.

A vaga na Libertadores por meio da competição também está distante. O Atlético-MG, sexto colocado e dono do último posto que garante a ida ao torneio continental, tem 38 pontos. Por isso, o foco é a Copa do Brasil, que além da vaga no torneio continental renderia pouco mais de R$ 61 milhões em premiação.

No Parque São Jorge, Jair Ventura reencontrará Eduardo Barroca, treinador do sub-20 do Corinthians e que em 2016 conquistou o Brasileiro da categoria pelo Botafogo, justamente contra o clube no qual trabalha hoje.

Na equipe carioca, Barroca revelou nomes como Marcelo, Leandrinho e Matheus Fernandes, que passaram a ser aproveitados no time de cima por Jair Ventura.

Agora, a dupla poderá reeditar a parceria que rendeu frutos a ambos no Rio de Janeiro, com o aproveitamento de garotos da base para suprir carências da equipe.

Dos 30 atletas do elenco atual, apenas seis vieram da base. Entre eles Pedrinho, xodó da torcida e um dos motivos da insatisfação do torcedor corintiano com Osmar Loss. Campeão com o atleta na base, ele demorou a dar sequência ao atacante de 20 anos.

Jair Ventura, 39

Nascido no Rio de Janeiro, Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura é filho de Jairzinho, tricampeão do mundo com a seleção brasileira em 1970. Após carreira curta como jogador, chegou ao Botafogo em 2008 como preparador físico. Foi treinador do sub-20 e assistente técnico do time principal, antes de assumir o comando. Após dois anos no Botafogo, treinou o Santos em 2018

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.