Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Tite vê superação após Copa e vai mudar time contra El Salvador

Técnico disse que viu momentos de brilhantismo contra os EUA

DANIELLE BRANT Luiz Cosenzo
Nova York e São Paulo

A vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a seleção dos Estados Unidos nesta sexta-feira (7) representa uma retomada após a frustração pela eliminação para a Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, afirmou o técnico Tite após a partida, realizada no estádio MetLife, em Nova Jersey.

“Estamos retomando em cima de uma dor e frustração da eliminação”, disse o treinador, que afirmou ter conversado com os jogadores antes do amistoso para saber como estavam se sentindo no início deste novo ciclo.

“Eu não quero tirar a eliminação da Copa da minha vida”, afirmou. “O processo vai ser retomado de uma forma natural, tal qual o desempenho da equipe. Vai resgatar naturalmente”, ressaltou.

O técnico Tite durante o amistoso contra os Estados Unidos
O técnico Tite durante o amistoso contra os Estados Unidos - Eduardo Munoz Alvarez/AFP

Para ele, a seleção tem que voltar a ser competitiva e alegre para jogar. “Não é o que eu quero, e sim o que a equipe é”, disse.

Tite avaliou que a seleção teve momentos de brilhantismo contra os Estados Unidos. Mas já antecipa que mudará alguns jogadores para a partida contra El Salvador, na próxima terça-feira (11), em Washington.

“Vamos fazer mudanças em relação ao jogo de hoje [sexta], com jogadores que não iniciaram a partida”, afirmou.

O técnico comentou ainda o desempenho do atacante Neymar e defendeu a maior estrela do time das críticas de que simula faltas. “Eu não vou tirar drible do Neymar, é característica do jogador brasileiro”, afirmou.

“O Neymar é uma liderança técnica, se pegar todos os anos, para mim ele é top 3. Mais do que falar, ele é um comportamento dentro de campo”, ressaltou.

Depois do jogo, o atacante elogiou a tranquilidade da equipe, em especial pelo fato de o time vir de uma derrota na Copa do Mundo. “Já passamos por muita coisa na seleção, somos experientes para tudo isso. Somos homens, que é o mais importante”.

Ele disse ainda que a braçadeira de capitão aumentou a responsabilidade que sente, e que tenta se manter acessível aos demais jogadores. “Não é porque eu estou usando a braçadeira que eles não podem falar. Pode falar, no nosso grupo tem vários jogadores que podem exercer a função de capitão”, afirmou. 

Neymar pediu ainda que o torcedor volte a confiar no grupo. “Esperança tem que ter na seleção brasileira. A gente vai dar o nosso melhor para buscar sempre a vitória, e eu fico muito contente de estar voltando à seleção brasileira”, disse.

No primeiro jogo após a derrota para a Bélgica, Neymar marcou de pênalti. O atacante parece ter feito as pazes com a torcida, depois de ser bastante criticado na Copa por supostamente simular faltas. A cada vez que Neymar cobrava um escanteio, era recebido por gritos dos torcedores.

Se Neymar não encenou, o lateral direito Fabinho aproveitou uma tabela com Douglas Costa para invadir a área e cavar um pênalti. O jogador do Liverpool foi o único dos titulares da seleção no amistoso que não esteve na Rússia.

O outro gol da seleção nasceu de jogada que envolveu três reservas do Mundial da Rússia. Marquinhos deu passe vertical para Douglas Costa, que driblou procurando o fundo do campo e, na sequência, cruzou para Firmino completar para o gol.

Titular durante as eliminatórias,Marquinhos ficou na reserva de Thiago Silva na Rússia. Desta vez, fez dupla com o companheiro de PSG, já que Miranda não foi convocado.

A seleção ainda teve em campo o volante Fred e Philippe Coutinho, que fizeram partida regular até porque o time dos Estados Unidos pouco exigiu. Durante os 90 minutos, os americanos assustaram apenas duas vezes.

O rival passa por um processo de renovação após ficar fora da última Copa pela primeira vez em 32 anos: a média de idade dos jogadores é de 23 anos. O time está de olho no Mundial do Qatar e, principalmente, em 2026, quando os EUA sediarão a competição, junto com Canadá e México.

Até agora, a federação norte-americana ainda não definiu o novo treinador —Dave Sarachan ocupa o posto interinamente.

Tite fez as seis substituições possíveis. Entraram Willian, Arthur, Lucas Paquetá, Richarlison, Dedé e Everton.

O Brasil vai realizar até o final do ano mais quatro amistosos. Em outubro, enfrentará a Arábia Saudita e Argentina nos dias 12 e 16, respectivamente. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.