Descrição de chapéu Futebol Internacional

Tite vota em Modric, mas Miranda prefere Ronaldo para craque do ano

Fora da final, Lionel Messi escolheu atacante português, mas não foi votado por ele

São Paulo

O técnico e o capitão da seleção brasileira, Tite e Miranda, divergiram na escolha do melhor jogador do mundo em 2018.

O treinador votou em Luka Modric, meio-campo da Croácia. O zagueiro da Inter de Milão escolheu o atacante português Cristiano Ronaldo. O colégio eleitoral é formado pelos capitães, técnicos, jornalistas dos países filiados à Fifa e torcedores de todo o mundo registrados no site da entidade.

Os eleitores podiam escolher os três melhores, do primeiro ao terceiro, dentro de uma lista pré-determinada com dez nomes. 

Não havia nenhum jogador brasileiro na relação final de candidatos. Neymar, terceiro colocado no ano passado, ficou fora da lista de dez atletas divulgada em julho, logo após a Copa do Mundo da Rússia.

Em 2018, a entidade decidiu limitar as escolhas, para evitar pulverização dos selecionados, como aconteceu em anos anteriores.

Até então, a seleção era livre e dava margem para opções duvidosas. Jornalistas da Costa Rica votavam no goleiro do país Keylor Navas, por exemplo.

Dos 514 votantes, Modric ficou na primeira posição para 231 deles. Foram 126 votos de vantagem em relação a Cristiano Ronaldo, o segundo preferido.

Finalista no prêmio, Mohamed Salah (28 votos) foi menos escolhido para o primeiro lugar do que Kylian Mbappé (44), mas o francês de 19 anos, que se destacou na Copa do Mundo, foi superado no placar final porque a Fifa utiliza um esquema de pontuação.

Cada voto na primeira posição rende cinco pontos. O segundo lugar leva três, e o terceiro apenas um.

Lionel Messi (que recebeu 28 votos como melhor do ano) selecionou Cristiano Ronaldo na sua primeira colocação. Mas a recíproca não foi verdadeira.

Capitão de sua seleção, o português não colocou o argentino entre os três craques da temporada.

Ele preferiu prestigiar o zagueiro francês Raphael Varane, do Real Madrid. Modric também votou no defensor, seu companheiro de time. Não é permitido votar em si mesmo.

Entre os dez jogadores que podiam ser escolhidos por técnicos, capitães e jornalistas, o menos votado foi o atacante e capitão da Inglaterra, Harry Kane.

Ele recebeu 3 votos e ficou atrás do francês Antoine Griezmann (26 votos para a primeira colocação), do belga Eden Hazard (21), de Varane (14) e do belga Kevin De Bruyne (9).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.