Descrição de chapéu Futebol Internacional

Antes nação única, Sérvia e Montenegro se enfrentam pela 1ª vez no futebol

Separados desde 2006, países jogam nesta quinta (11) pela Liga das Nações

Bruno Rodrigues
São Paulo

Ainda dando seus primeiros passos e buscando se consolidar no calendário do futebol, a jovem Liga das Nações da Uefa já protagoniza em sua primeira edição um confronto histórico para a Europa, que transcende sua importância esportiva.

Sérvia e Montenegro, que até 2006 formaram a mesma nação, se enfrentam nesta quinta (11), às 15h45 (de Brasília), pelo Grupo 4 da Liga C, em Podgorica, capital montenegrina. O duelo será o primeiro entre os países, integrantes da antiga Iugoslávia.

A Iugoslávia passou a ser composta por seis repúblicas comunistas depois da Segunda Guerra Mundial.

A união dessas repúblicas, contudo, não resistiu à queda do Muro de Berlim, marco da decadência do socialismo, e às crescentes tensões étnicas que motivaram os conflitos independentistas no início dos anos 1990.

CroáciaEslovênia e Macedônia se declararam independentes em 1991. Um ano depois, foi a vez da Bósnia-Herzegovina. Em 2003, o que restou da Iugoslávia passou a adotar o nome das duas repúblicas restantes, Sérvia e Montenegro

Em 21 de maio de 2006, porém, montenegrinos votaram em um referendo pela independência e 55,5% dos cidadãos (apenas 0,5% acima do índice necessário) decidiram pela separação, proclamada no dia 3 de junho, seis dias antes do início da Copa do Mundo da Alemanha, para a qual Sérvia e Montenegro estava classificada.

Apesar da independência de Montenegro às vésperas do torneio, a Fifa permitiu que os países atuassem sob a mesma bandeira no Mundial.

Havia grande expectativa em relação ao desempenho da seleção, com o novo nome, em uma grande competição, já que não havia se classificado para a Eurocopa de 2004.

Na Copa do Mundo, sérvios e montenegrinos caíram no duro Grupo C, com Argentina, Costa do Marfim e Holanda. Na estreia, derrota por 1 a 0 para os holandeses, gol de Arjen Robben.

O segundo jogo da equipe entraria para a história das Copas ao registrar o primeiro gol de Lionel Messi em Mundiais. A Argentina atropelou Sérvia e Montenegro por 6 a 0, em uma das grandes exibições coletivas daquele torneio.

A melancólica despedida do selecionado balcânico foi em derrota para a Costa do Marfim, por 3 a 2, no adeus de sérvios e montenegrinos unidos no mundo do futebol.

Jogadores de Sérvia e Montenegro comemoram gol em jogo contra a Costa do Marfim na Copa de 2006
Jogadores de Sérvia e Montenegro comemoram gol em jogo contra a Costa do Marfim na Copa de 2006 - Valery Hache - 21.jun.06/AFP

Treinador da Sérvia, Mladen Krstajic era zagueiro daquela seleção que foi à Alemanha, cujo elenco tinha um só jogador nascido em Montenegro: o goleiro Dragoslav Jevric.

Ao contrário dos processos de independência da Croácia e da Bósnia-Herzegovina, a separação entre sérvios e montenegrinos, que ao longo da história mantiveram boa relação, foi pacífica.

Até por isso, os treinadores de cada seleção ressaltam a importância do confronto desta quinta, mas falam em tom de respeito com relação ao adversário.

“Esse jogo começou a ser jogado desde o sorteio. Não há técnico que não queira vencer e é assim que vou me comportar, mas dentro dos limites esportivos”, disse Ljubisa Tumbakovic, que é sérvio e treina a equipe de Montenegro.

“Esse jogo, a gente queira admitir ou não, é igualmente importante para nós e para os montenegrinos. É um encontro histórico, por conta de todos os desdobramentos políticos. No entanto, vamos nos ater apenas ao esporte. Queremos fazer o melhor”, afirmou Krstajic.

Apesar de ter sido força secundária no esporte do bloco comunista, a Iugoslávia sempre foi elogiada pela capacidade técnica de seu futebol, ganhando até a alcunha de “brasileiros do Leste Europeu”.

Os iugoslavos conquistaram um ouro olímpico, em 1960, e foram duas vezes vice-campeões da Eurocopa, 1960 e 1968. Em 1962, ficaram em quarto na Copa do Mundo do Chile.

Com o desmembramento da Iugoslávia, a maioria das nações independentes não conseguiu manter sua força futebolística —a exceção foi a Croácia, que em menos de 30 anos foi terceira colocada e vice-campeã mundial.

Sérvia e Montenegro têm sofrido nesse processo pós-independência. Os sérvios caíram na fase de grupos da Copa do Mundo em 2010 e 2018. Para 2014, no Brasil, nem se classificaram. A última Eurocopa que jogaram foi a de 2000, ainda como Iugoslávia.

Montenegro foi se filiar à Fifa somente em 2007, já com a fase classificatória para a Euro-2008 em andamento. Com alguns atletas talentosos, como os atacantes Mirko Vucinic, ex-Juventus e hoje aposentado, e Stevan Jovetic, atualmente no Monaco (FRA), a seleção nunca conseguiu classificação aos principais torneios internacionais.

No Grupo 4 da Liga C, Montenegro e Sérvia têm 4 pontos e estão empatados na liderança, separados por somente um gol de saldo —os montenegrinos têm 2, enquanto os sérvios têm 1.

Uma diferença bem menos expressiva do que as fronteiras que hoje os separam e os colocam como adversários na Liga das Nações.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.