Com desistência de Nadal, Djokovic recupera topo do ranking após dois anos

Espanhol abandonou Masters 1.000 de Paris, e sérvio será o novo número 1 do tênis

Sérvio Novak Djokovic recupera o primeiro lugar do ranking depois de dois anos
Sérvio Novak Djokovic recupera o primeiro lugar do ranking depois de dois anos - Anne-Christine Poujoulat/AFP
São Paulo

O sérvio Novak Djokovic, 31, assumirá na próxima segunda-feira (5) a primeira colocação do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). O feito, que também poderia vir em quadra no Masters 1.000 de Paris, ocorreu após Rafael Nadal anunciar sua desistência antes de estrear no torneio.

Como já venceu uma partida em Paris, contra o português João Sousa, Djokovic garantiu os pontos que precisava para ultrapassar o espanhol. Atualmente, ele tem 7.445 pontos, contra 7.660 do líder.

Número 1 do mundo pelos próximos quatro dias, o tenista espanhol se recuperou da tendinite no joelho direito que o tirou de ação durante o US Open, em setembro. Mas, com uma lesão na região abdominal, ele decidiu abandonar a competição na França antes da partida contra o compatriota Fernando Verdasco.

A última vez que Novak Djokovic esteve na liderança foi em 2016. O sérvio já liderou o ranking por 223 semanas, divididas em três períodos diferentes. O último reinado durou de 7 de julho de 2014 a 6 de novembro de 2016, totalizando 122 semanas.

Apenas Roger Federer, com 237 semanas seguidas de 2004 a 2008, liderou por mais tempo neste século —o suíço de 37 anos tem 310 semanas na ponta ao longo da carreira.

Djokovic chegou a estar em 22º no ranking na temporada de 2018. Ao assumir a liderança, o sérvio repete um feito que não acontecia desde 2000, quando o russo Marat Safin também saltou de uma posição fora do top 20 (chegou a ser 38º) para a ponta da elite do tênis mundial.

Este ano, ele já conquistou quatro torneios: os Masters 1.000 de Cincinnati e Xangai, além de Wimbledon e do US Open, alcançando 14 títulos de Grand Slam na carreira e igualando o americano Pete Sampras.

Em fevereiro, Djokovic passou por uma cirurgia no cotovelo para tratar lesão que havia o tirado de ação no segundo semestre do ano passado. Dois meses depois, o sérvio rompeu parceria com o americano Andre Agassi e voltou a ser treinado pelo compatriota Marian Vajda, com quem já havia trabalhado por 11 anos.

A desistência do torneio em Paris pode marcar o fim da temporada para Nadal. Entre os dias 11 e 18 de novembro,será disputado o ATP Finals, em Londres, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada. A presença do espanhol ainda é incerta.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.