Descrição de chapéu The New York Times

Com 'nota de corte', participar da Maratona de Boston é cada vez mais difícil

Tempo que corredores precisam para garantir vaga tem caído ano a ano

Victor Mather
The New York Times

Para milhares de pessoas que sonham disputar a Maratona de Boston, a tarefa acaba de se tornar um pouquinho mais difícil.

Boston é uma das raras maratonas que admite a maior parte de seus participantes com base no mérito. Para se qualificar, os inscritos precisam ter completado outra maratona nos 12 meses anteriores à data de inscrição, abaixo de determinado tempo, calculado com base em sua idade e sexo. Para os homens entre os 35 e 39 anos, por exemplo, o tempo é de 3h10min; para as mulheres dos 60 aos 64 anos, é de 4h25min.

O japonês Yuki Kawauchi ultrapassa a linha de chegada e vence a prova masculina da Maratona de Boston deste ano
O japonês Yuki Kawauchi ultrapassa a linha de chegada e vence a prova masculina da Maratona de Boston deste ano - Brian Snyder/Reuters

Mas nos últimos anos, a Maratona de Boston vem recebendo mais inscrições do que pode aceitar, porque sua licença impõe um limite ao número de participantes. Os organizadores resolvem esse problema ao admitir apenas os corredores mais rápidos, excluindo as pessoas que mal conseguem cumprir o tempo de qualificação. Mas o problema continua a se agravar.

Os organizadores da Maratona de Boston anunciaram na quinta-feira que apenas as pessoas que tiverem tempos 4min52 mais baixos que as marcas mínimas para sua idade e sexo seriam aceitas na prova em 2019. De repente, aquele homem que está perto dos 40 anos e imaginava que seu tempo de 3h09min59 lhe valeria lugar na prova descobre que na verdade precisava ter corrido a distância em 3h05min08.

A maratona disse que 30.458 inscrições de pessoas com tempos melhores que o limite foram recebidas, mas que 7.384 delas foram recusadas por os tempos não serem 4min52 melhores que a norma.

Por que 4min52 e não cinco minutos redondos? Os modestos oito segundos de diferença importam: 433 corredores a mais participariam da prova se tivessem corrido uma maratona oito segundos mais rápido.

O tempo que o corredor precisa atingir para garantir vaga na prova na verdade vem caindo em mais de um minuto por ano, nos últimos anos. Em 2018, o corte acontecia para quem corresse pelo menos 3min23 mais rápido que o tempo de referência. Em 2017, o tempo de corte era de 2min09.

Os organizadores da maratona também anunciaram que, devido ao número cada vez mais alto de inscritos e aos tempos de prova mais rápidos, em 2020 o tempo de corte seria cinco minutos inferior ao da norma de cada categoria.

Cerca de 80% dos 30 mil participantes da prova se qualificam por mérito, e alguns atletas de elite recebem convites especiais. Pessoas que tenham participado de 10 maratonas consecutivas em Boston também têm inscrição automática.

A notícia foi um choque para muitos atletas que nos últimos dias estavam esperançosos quanto a conseguir vaga na prova. Houve muita especulação de que o tempo de corte seria mais generoso este ano, e muita gente tinha esperança de conseguir entrar na prova, ainda que por margem bem apertada.

Para muitos atletas amadores, a Maratona de Boston é a principal maratona dos Estados Unidos, e participar dela pode representar o pináculo de uma careira, o momento que, na cabeça de alguns corredores, separa o maratonista sério das pessoas que correm por hobby.

Mas muitos corredores veem esse sonho escapar, e cerca de um minuto mais rápido a cada ano.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.