Tite indica espinha dorsal do novo ciclo da seleção

Técnico convoca Allan e volta a chamar Paulinho e Douglas Costa à seleção

Tite durante entrevista antes do amistoso contra a Argentina
Tite durante entrevista antes do amistoso contra a Argentina - Pedro Martins/CBF
Luiz Cosenzo
São Paulo

O técnico Tite já tem a espinha dorsal da seleção brasileira para o início do ciclo que culminará na Copa do Mundo do Qatar-2022.

Nesta sexta (26), o treinador convocou 23 jogadores para os amistosos contra o Uruguai, marcado para o dia 16 de novembro, e diante de Camarões, no dia 20. Ele repetiu oito nomes da primeira lista após o Mundial da Rússia.

A formação base de Tite tem Alisson (goleiro), Marquinhos (zagueiro), Casemiro (volante), Philippe Coutinho (meia-atacante), Neymar e Firmino (atacantes), que estiveram na Copa de 2018, além do lateral direito Fabinho e do meio-campista Arthur, chamados nas três convocações realizadas pelo técnico no novo ciclo.

Os números são referentes à convocação inicial —não contam os atletas chamados após cortes por lesão.
O atacante Richarlison, do Everton, é um exemplo disso. Ele esteve em campo nos quatro amistosos realizados, mas só foi chamado para os duelos contra os Estados Unidos e El Salvador após a contusão de Pedro, do Fluminense.

A formação básica poderia ter ainda mais nomes, não fossem os contratempos encontrados pelo treinador nas três convocações, como indisciplina e o calendário do futebol brasileiro. Este, aliás, prejudicou novamente a lista.

A CBF optou por não chamar jogadores que atuam no país porque o Brasileiro estará na reta final —os atletas perderiam três rodadas.

O zagueiro Dedé, do Cruzeiro, não foi convocado para os amistosos contra Arábia Saudita e Argentina porque estava na final da Copa do Brasil.

Desta vez, a CBF fez um pedido ao clube mineiro, que liberou o atleta —o único entre os 23 convocados que atuam no futebol brasileiro.

A lista da espinha dorsal ainda pode ser aumentada com Douglas Costa, que ficou fora da última relação em razão de um ato de indisciplinacuspir no rosto de Di Francesco, atleta do Sassuolo, nos minutos finais de uma partida realizada em setembro pelo Campeonato Italiano.

“Havia questões físicas e clínicas que nos impossibilitaram de chamar alguns, como é o caso do Thiago [Silva, do PSG]. Também o Everton [Grêmio]. Outros nomes também. Fagner [Corinthians], Bruno Henrique [Palmeiras]”, disse Tite nesta sexta-feira.

Apesar de manter uma base, ele testa outros nomes. Desta vez, a novidade foi o meio-campista Allan, 27, revelado nas categorias de base do Vasco e hoje no Napoli.

“Faz sete anos que ele está na Europa. Começou na Udinese. No Napoli, jogava com [o técnico Maurizio] Sarri no 4-3-3. Sempre fez essa função. Não vai ver número de gols e passes avantajados, mas é dinâmico. Sabe executar funções no meio de campo. Ele está aqui por méritos”, disse o auxiliar técnico Sylvinho, que sugeriu a convocação. 

Outro que foi chamado pela primeira vez neste novo ciclo é o volante Paulinho, do Guangzhou Evergrande (CHI). Titular na Copa do Mundo, ele não atua pela seleção desde a eliminação para a Bélgica nas quartas de final.

Com o retorno do volante, Cássio, Geromel, Fernandinho e Taison são os únicos convocados para o Mundial deste ano que ainda não foram chamados de volta para a seleção.

Allan em ação contra a Fiorentina, em jogo do Campeonato Italiano
Allan em ação contra a Fiorentina, em jogo do Campeonato Italiano - Ciro De Luca/Reuters

Confira a lista de convocados:

Goleiros
Alisson - Liverpool (ING)
Ederson - Manchester City (ING)
Gabriel Brazão - Cruzeiro

Defensores
Danilo - Manchester City (ING)
Dedé -  Cruzeiro
Fabinho - Liverpool (ING)
Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP)
Marcelo - Real Madrid (ESP)
Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)
Miranda - Inter de Milão (ITA)
​Pablo - Bordeaux (FRA)

Meios-campistas
Allan - Napoli (ITA)
Arthur - Barcelona (ESP)
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Paulinho -  Guangzhou Evergrande (CHN)
Philippe Coutinho -  Barcelona (ESP)
Walace - Hannover (ALE)

Atacantes
Douglas Costa - Juventus (ITA)
Firmino - Liverpool (ING)
Gabriel Jesus - Manchester City (ING)
Neymar - Paris Saint-Germain (FRA)
Richarlison - Everton (ING)
Willian - Chelsea (ING)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.