Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Depois de acesso, Ceni tenta conquistar 1º título nacional

Fortaleza pode ser campeão da Série B do Brasileiro já na próxima terça-feira (6)

Jogadores do Fortaleza comemoram com Ceni acesso à Série A 
Jogadores do Fortaleza comemoram com Ceni acesso à Série A  - Carlos Costa/Futura Press/Folhapress
São Paulo

Com o principal objetivo da temporada conquistado no último sábado (3), quando garantiu o acesso do Fortaleza para a Série A do Brasileiro do ano que vem, o técnico Rogério Ceni, 45, buscará ma próxima terça-feira (6) seu primeiro título nacional.

A conquista pode acontecer já nesta terça-feira (6). Com 64 pontos, o clube tricolor precisa de uma vitória diante do CSA, vice-líder, às 21h30, no Castelão, e torcer para o Avaí, terceiro colocado, não vencer o Atlético-GO, sétimo, em Goiânia.

Desde que começou sua nova carreira, em janeiro de 2017, o ex-goleiro foi campeão apenas do torneio de pré-temporada Florida Cup. Na oportunidade, a conquista foi com o São Paulo, time que o revelou para o futebol e que o dispensou sete meses depois.

O torneio tem caráter amistoso e pouca relevância para os clubes que o disputam. Assim, a conquista da Série B do Brasileiro seria a primeira de relevância na sua carreira. 

“Não podemos desperdiçar a oportunidade de sermos campeões. Ser campeão na vida não é fácil. Joguei 19 Brasileiros e ganhei somente três. Quando você tem a oportunidade, você não pode deixar de lutar. Vamos lutar para dar esse presente ao torcedor contra o CSA”, disse Ceni após a conquista do acesso.

Mesmo com pouca experiência no cargo e a passagem frustrada pelo São Paulo, onde foi demitido após sete meses de trabalho, o treinador chegou ao Fortaleza com respaldado da diretoria.

Ele solicitou mudanças na estrutura do clube e mudou o local de treinamento para ter mais privacidade. Até a alimentação e a logística de viagens ele pediu para alterar. Foi atendido em tudo. A direção estima que gastou aproximadamente R$ 300 mil para adequar a estrutura. 

Pelo acordo assinado, Ceni ganha uma porcentagem dos patrocínios que o Fortaleza consegue fechar para ele.

Atualmente, nos uniformes de treino, o ex-goleiro usa a logomarca da Servis, do ramo de segurança. Em jogos, o ele costuma usar traje social, sem mostrar a marca de apoiadores do clube, como fazia no São Paulo.

“É uma fonte de extra de receita para o clube também. Se tivéssemos mais patrocinadores, seria mais uma fonte de receita para cada um”, disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza e idealizador da contratação do treinador.

Apesar do sucesso recente, o técnico também sofreu pressão. Ele foi questionado e recebeu críticas de torcedores e conselheiros após perder a final do Estadual para o Ceará, arquirrival do Fortaleza. 

Uma das reclamações era sobre as constantes mudanças no time. Em 18 jogos no torneio, não repetiu a mesma formação em duas partidas consecutivas. Também chiavam por falta de padrão tático.  

“Sofremos essa pressão, mas não passou pela nossa cabeça demiti-lo. Ele é muito bom profissional, dedicado. Não diminui a intensidade de trabalho. Não importa se está na liderança ou não. Ele tem um espirito vencedor”, disse o presidente, afirmando que as 32 contratações feitas pelo clube passaram pelo “crivo do treinador e da diretoria”.

Na opinião de Paz, o ex-goleiro foi importante para o Fortaleza assim como o time foi para ele neste momento. 

“Ele conheceu outra realidade aqui, com menos dinheiro. Está tendo a experiência de concluir um trabalho, o que não pôde no São Paulo”, concluiu o dirigente, que tenta renovar o contrato do ex-goleiro —acaba no fim do ano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.