Descrição de chapéu Velocidade

Pietro, neto de Emerson Fittipaldi, é anunciado como piloto de testes na F-1

Ele e Sérgio Sette Câmara serão os únicos brasileiros envolvidos na categoria no próximo ano

Alex Sabino Luciano Trindade
São Paulo

A Haas anunciou nesta sexta (9) que o brasileiro Pietro Fittipaldi, 22, será piloto de testes da escuderia em 2019. Ele é o segundo atleta do país anunciado nesta semana por equipes da Fórmula 1. Na última quarta (7), Sérgio Sette Câmara, 20, foi contratado pela McLaren para desempenhar o mesmo papel.

Os dois serão os únicos brasileiros envolvidos na categoria no próximo ano, até o momento.

Pietro é neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão da F-1 (1972 e 1974) e vencedor da F-Indy em 1989, mesmo ano em que foi o primeiro piloto do país a vencer as 500 milhas de Indianápolis.

Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi.
Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, sofreu um grave acidente nos treinos para as 6 Horas de Spa-Francorchamps. - Divulgação/IndyCar

"Não vejo a hora de sentar no cockpit da Haas. Espero que seja a minha porta da entrada para a F-1", disse Fittipaldi nesta sexta, em frente ao paddock da sua nova equipe, em Interlagos.

Ele vai participar do primeiro teste após o GP de Abu Dabi, nos Emirados Árabes, que encerra a atual temporada da categoria, em 25 de novembro.

Segundo Pietro, as conversas começaram no início deste ano, quando ele competia no Campeonato Mundial de Resistência e Super Formula.

"Era algo que estava acontecendo e correndo bem. Talvez pudesse ter sido concretizado antes, não fosse o acidente que tive", completa o piloto.

Em maio deste ano, Fittipaldi perdeu o controle do carro durante treino para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O brasileiro quebrou as duas pernas, teve de passar por cirurgia e ficou mais de dois meses parado.

Ele afirma que mesmo durante o período de recuperação, manteve contato com o italiano Guenther Steiner, diretor da Haas.

"Ele me ligava sempre para saber como estava a recuperação, até que apareceu este convite. Claro que me deixou muito feliz. Quem sabe no futuro estarei competindo na F-1? Este é o que deseja qualquer piloto", completa o neto de Emerson Fittipaldi.

Neste ano, os pilotos da Haas são o francês Romain Grosjean e o dinamarquês Kevin Magnussen. A escuderia está em 5o no Mundial de Construtores, com 84 pontos. Competindo na categorias desde 2016, a equipe nunca venceu uma prova ou conquistou um lugar no pódio.

No segundo treino livre realizados na tarde desta sexta, o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, foi o mais rápido. Ele foi seguido pelo companheiro de equipe e já campeão da temporada Lewis Hamilton, e Sebastian Vettel, da Ferrari. No primeiro treino livre, de manhã, o menor tempo foi marcado por Max Verstappen, da Red Bull. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.