PSG tenta evitar maior fracasso na Champions desde que se tornou rico

Contra Liverpool, clube corre risco de ser eliminado ainda na fase de grupos do torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta quarta (28) pode ser trágica para o Paris Saint-Germain (FRA), que corre o risco ser eliminado precocemente da Champions League se perder para o Liverpool (ING).

A equipe de Neymar, atualmente no terceiro lugar do grupo C, recebe o líder, às 18h (horário de Brasília) no estádio Parc des Princes (Paris). Ao mesmo tempo e pelo mesmo grupo se enfrentam segundo e quarto colocados, respectivamente Napoli, da Itália, e Estrela Vermelha, da Sérvia.

Mesmo com cinco pontos e apenas um atrás dos ingleses, o PSG pode ser eliminado caso seja derrotado e o vice-líder vença o lanterna.

Neymar comemora gol pelo PSG
Neymar comemora gol pelo PSG. - FRANCK FIFE/AFP

Isso porque tanto o Liverpool quanto os napolitanos tem seis pontos, fazendo com que uma vitória da dupla torne-a inalcançáveis faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos.

Este seria o sétimo fracasso intercontinental seguido da equipe francesa desde que o empresário Nasser Al-Khelaifi assumiu sua presidência, em maio de 2011, após o clube ter sido comprado por um fundo de investimentos –do qual ele mesmo é CEO – ligado à família real do Qatar.

Khelaifi nunca negou que seu desejo pela Champions League. Em 2012, por exemplo, ele colocava o torneio como um objetivo de longo prazo. “Claro que queremos vencer a Champions League um dia, mas somos realistas, isso leva tempo”, disse em entrevista para a agência Reuters.

E o tempo passou. “É necessário vencer a Champions League nos próximos quatro anos”, definiu em 2014 ao jornal L’Equipe. Tal prazo se esgotou após a eliminação para o Real Madrid nas oitavas de final, em março deste ano.

Porém, mesmo não tendo alcançado o objetivo maior de seu presidente e de seus acionistas, nunca o resultado em campo foi tão ruim como pode ser agora.

Na temporada 2011/2012, primeira sob o comando de Khelaifi, o time não estava classificado para a Champions League –conseguiu a vaga para a edição seguinte com o segundo lugar no Campeonato Francês.

Desde então, caiu diante do Barcelona nas quartas de final, Chelsea também nas quartas, novamente o Barcelona na mesma fase, Machester City outra vez antes da semifinal, Barcelona (desta vez nas oitavas) e, finalmente o Real.

Foram sete títulos nacionais seguidos neste mesmo período, além de diversas contratações de destaque, como David Beckham, Lucas Moura, Zlatan Ibrahimovic, Kylian Mbappé e Neymar. Nada disso fez com que o PSG alcançasse o tão sonhado topo da maior competição de clubes do planeta.

A favor do time de Paris conta o fato de qualquer tropeço do Napoli manter o PSG vivo mesmo em caso de derrota em casa para o Liverpool. Isso porque ingleses e italianos se enfrentam na última rodada.

Além disso, a missão do vice-líder pode não ser tão fácil quanto parece, já que o adversário, o Estrela Vermelha, entrou na quinta rodada como melhor lanterna da competição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.