Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Tite busca ponto de equilíbrio no meio-campo em amistoso contra Camarões

Seleção brasileira disputa sua última partida na temporada nesta terça-feira (20)

Tite durante entrevista antes de jogo contra Camarões - Andrew Boyers/Reuters
Luiz Cosenzo
São Paulo

Em seu sexto amistoso no comando da seleção no período pós-Copa, o técnico Tite tenta encontrar o ponto de equilíbrio do meio de campo da equipe no duelo contra Camarões, marcado para esta terça-feira (20), às 17h30, no Stadium MK, em Milton Keynes, a cerca de 87 quilômetros de Londres.

Ele não revelou a formação que pretende colocar em campo, mas sinalizou mudanças no setor defensivo. Também vai manter Neymar e Firmino entre os titulares. No meio de campo, porém, não deu pistas da escalação. 

Um dos motivos é encontrar o substituto para Casemiro, cortado dos amistosos de novembro em razão de uma lesão no tornozelo direito.

O treinador deu oportunidades para o volante Walace, 23, do Hannover, que atuou durante o segundo tempo  da vitória contra a Arábia Saudita, no mês passado, e foi titular diante do Uruguai na última sexta (16), quando teve desempenho apenas razoável.

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, o jogador já havia atuado sob o comando de Tite em janeiro de 2017. Na oportunidade, a seleção fez um amistoso diante da Colômbia apenas com atletas que atuavam no país. Ele ainda não havia sido negociado pelo Grêmio com o Hamburgo, o que aconteceu dias depois. Ficou menos de 18 meses no clube e atuou em 30 partidas. 

Sem espaço, se transferiu para o Hannover em junho e virou titular. Assim, foi chamado outra vez para a seleção.

Outro candidato para substituir Casemiro é Arthur, 22, que não desempenha a mesma função no Barcelona. Na equipe espanhola, ele atua um pouco mais avançado, posição que também exerceu até agora com Tite.

Se Arthur for recuado, Allan, 27, do Napoli, atuaria como segundo volante. Contra o Uruguai, ele  substituiu Renato Augusto e deu uma nova dinâmica para o time.

“O desempenho dentro do jogo vai oscilar, porque a base não está toda montada, algumas peças do meio têm feito falta, o Coutinho, o Paquetá, que são jogadores que a gente sente mais na criação e na chegada à frente”, disse Tite na véspera do amistoso.

Sobre os objetivos para o jogo, ele explicou: “Encontrar um melhor espaço para o Arthur, se é primeiro ou segundo volante de articulação. Não mexer no sistema, senão fica uma salada de fruta. Encontrar esse ponto de equilíbrio tem sido desafiador para a gente”.

Até a Copa do Mundo, o substituto natural de Casemiro era Fernandinho, mas ele perdeu espaço após a atuação contra a Bélgica, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final. Na oportunidade, fez um gol contra e não conseguiu impedir a arrancada de Lukaku, que originou o segundo gol dos belgas, marcado por De Bruyne

Arthur protege a bola durante amistoso da seleção brasileira contra o Uruguai - David Klein/Reuters

Tite adiantou que dará nova chance para o atleta do Manchester City, mas não sabe se poderá contar o volante na próxima Copa em razão da idade —ele tem  33 anos e estará com 37 no Mundial.

“Ele vai retornar. Não sei se para a Copa do Mundo, pela idade, mas a curto prazo, sim. Pela qualidade técnica, pelo nível que está jogando e pela qualidade moral que tem. Não vai ser um acidente de percurso que vai alijá-lo”, disse Tite recentemente. 

Fernandinho é um dos quatro nomes que disputaram a Copa e ainda não foram chamados pelo treinador. Os outros são Cássio, Geromel e Taison. Fagner e  Marcelo foram convocados, mas não jogaram por causa de lesões.

Desde  julho de 2016, Tite convocou para a função de primeiro volante Casemiro, Fernandinho, Rafael Carioca, Walace e os zagueiros David Luiz e Rodrigo Caio. Desses, apenas David Luiz, em amistoso contra a Austrália, e Walace foram utilizados, além de Casemiro e Fernandinho. 

Se no meio de campo Tite  não confirma a equipe, em outros setores ele adiantou a formação. No gol, Ederson ficará com a vaga de Alisson. A dupla de zaga também será diferente. Pablo  entra no lugar de Miranda e formará dupla com Marquinhos. Na lateral esquerda, Alex Sandro substitui Filipe Luís.

Firmino e Neymar estão assegurados no setor ofensivo. Richarlison e Willian podem aparecer no lugar de Douglas Costa. Já Gabriel Jesus deve ficar como opção novamente.

“O Firmino está entrando na equipe, é desumano e incorreto não dar continuidade. Tem que manter a coerência para iniciar”, disse Tite.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.