Descrição de chapéu Futebol Internacional

Uefa encobriu doping de Sergio Ramos em final da Champions, diz Football Leaks

Exame do zagueiro deu positivo para dexametasona, proibida pela Wada

São Paulo

Documentos vazados pelo Football Leaks fizeram mais uma vítima nesta sexta-feira (23). Segundo reportagem da revista alemã "Der Spiegel", o zagueiro Sergio Ramos, do Real Madrid (ESP), testou positivo em dois exames antidoping incluindo a final da Champions League de 2017 contra a Juventus (ITA).

Ainda de acordo com a publicação, a Uefa tomou conhecimento do caso, mas acobertou o defensor e o clube espanhol de possíveis punições.

Sergio Ramos deu positivo em exame antidoping na Champions League de 2017, mas Uefa encobriu o caso
Sergio Ramos deu positivo em exame antidoping na Champions League de 2017, mas Uefa encobriu o caso - Miguel Riopa/AFP

As amostras recolhidas apontam o aparecimento da substância dexametasona, um corticoide com efeito anti-inflamatório, presente na lista de substâncias proibidas pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

A agência prevê que a dexametasona pode ser usada por atletas antes dos jogos, mas que o uso do medicamento deve constar em relatório enviado pelo médico do clube à administração do torneio. Caso não ocorra o aviso, o procedimento passa a ser considerado suspeita de doping e, portanto, passível de investigação.

O Real Madrid não informou a utilização da substância em seu relatório. Houve, porém, uma observação sobre a injeção de betametasona, outra substância proibida pela Wada.

O médico do clube assumiu a responsabilidade pelo caso após o resultado de doping. Segundo ele, Sergio Ramos sofre de problemas crônicas no joelho e no ombro, onde as injeções de dexametasona foram aplicadas um dia antes da final.

Os documentos divulgados pelo Football Leaks também revelam que o zagueiro espanhol burlou outro teste antidoping, dessa vez em abril deste ano.

Após um confronto com o Málaga pela liga local, o defensor foi convocado para o antidping, mas pediu para tomar banho antes do exame. O oficial na ocasião negou o pedido de Ramos, para evitar alterações no resultado do teste de urina. O zagueiro, porém, ignorou o oficial e foi banhar-se no vestiário.

O Real Madrid publicou um comunicado em seu site oficial, negando a irregularidade no caso envolvendo seu capitão:

"1. Sergio Ramos nunca descumpriu as normas de controle antidoping.

2. A Uefa solicitou a informação pontual e encerrou o assunto imediatamente, como é habitual nesses casos, após a verificação dos próprios especialistas da Agência Mundial de Antidoping e da própria Uefa.

3. Sobre o resto da publicação, o clube não se pronuncia diante das evidências substanciais."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.